Olá! Você sabia que cada pessoa tem uma maneira de falar? E que essa maneira recebe várias influências ao longo da vida? A região em que ela vive, a família a que pertence, sua classe social etc.
Atividade 1
O modo de falar de uma região, por exemplo, é diferente de outra. Os cariocas adoram usar o “s” com som de “x”; os gaúchos gostam de falar “bah” e “tchê”; os goianos não cansam de falar “Uai”.
A essa variedade no falar, damos o nome de variação linguística.
Gostou de saber? Então, “bora” falar mais sobre isso, uai!?!
Assista ao vídeo do poema Pedido de Passarim, do professor Carlos Santana de Souza:
Fonte: Arquivo pessoal de Carlos Santana de Souza
Atividade 2
Pegue o caderno de língua Portuguesa e faça o cabeçalho como de costume diário na rotina escolar: nome da escola, data com a identificação do lugar, disciplina, professor, turma, turno e seu nome, conforme o modelo.
- Releia:
“Outro dia, na minha sala,
Quando estava trabalhando,
Apareceu como uma bala
Um passarinho voando.
O pobre estava assustado,
Chamando-me para um lado,
Foi sua história contando:”
Essa estrofe está na linguagem culta da língua ou está em uma variedade regional? Explique.
- As demais estrofes seguem o padrão da primeira? Justifique.
- Releia: “Outro dia, na minha sala/Quando estava trabalhando/Apareceu como uma bala/Um passarinho voando.”
- De quem é a voz que fala nesse trecho da primeira estrofe?
- De quem é a voz que fala nas demais estrofes?
- Sabemos que as narrativas podem ser feitas em primeira ou em terceira pessoa, o que chamamos de foco narrativo.
- Qual é o foco narrativo de “Vida de Passarim”?
- O narrador é uma pessoa ou é um passarinho?
- As aspas (“ “) são usadas, em geral, para indicar uma ironia; que um termo não está escrito conforme os padrões da nossa língua ou, ainda, para indicar a mudança de interlocutor. No trecho a seguir, indique o motivo da utilização das aspas: “Seu moço, há de discurpá/Pela invasão que cometi…”
Proponentes – Professores: | Carlos Santana de Souza |
Instituição Educacional: | Escola Municipal Residencial Itaipu |
CRE: | Jarbas Jayme |
EAJA –Série: | 8ª Série |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJALP0850) Identificar as variedades da língua falada, o conceito de norma- padrão e o de preconceito linguístico.(EAJALP0756) Identificar as variedades da língua, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico. |