You are currently viewing Brasil e África

Brasil e África

Nesta atividade, vamos aprender um pouco sobre a rica troca cultural entre Brasil e África e entender sobre a influência africana em alguns de nossos costumes.

A construção histórica do Brasil sofreu além da influência europeia, principalmente de Portugal, a influência africana. No entanto, ainda é pouco discutida a contribuição científica e cultural das populações trazidas da África para o Brasil. Nesta atividade, vamos discutir o quanto essa troca de saberes foi rica e como somos frutos de uma diversidade cultural.

“Why Africa matters to Brazil” – Oliver Stuenkel – Link: https://www.oliverstuenkel.com/2012/04/26/why-africa-matters-to-brazil/

Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo: “Entre o Brasil e a África houve uma troca forte e poderosa, diz Alberto da Costa e Silva”

“Entre o Brasil e a África houve uma troca forte e poderosa, diz Alberto da Costa e Silva” – ONU Brasil – Link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=306&v=at3a-ptsC2I&feature=emb_logo

Atividade 2

Reflita com a sua família sobre o vídeo:

  • Por que a escravidão foi considerada o processo mais violento de exploração do trabalho?
  • Como o negro influenciou a economia do Brasil ainda colônia?

Atividade 3

Segundo o vídeo, os africanos influenciaram a nossa língua e o nosso jeito de falar, como é o caso das seguintes palavras: cochichar, cochilar e zangar.

  • Você utiliza essas palavras no seu cotidiano?
  • Procure o significado e a origem dessas palavras. Conte para a sua família o que você descobriu.

Atividade 4

O vídeo faz uma referência da influência africana na cultura brasileira.
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Cultura Negra no Brasil”. Neste vídeo, conheceremos mais sobre a influência africana em nossos costumes.

“Cultura negra no Brasil… – Emanuel Graciano Guiraud” – Link: https://www.youtube.com/watch?v=Vd8RGePD88M

Atividade 5

Agora, escreva, em seu caderno, um texto sobre essas influências em sua família e seus hábitos (na culinária, vestimentas etc.).


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
História(EAJAHI0614) Relacionar a expansão marítima às trocas culturais entre diferentes povos.
(EAJAHI0617) Conhecer e relacionar as interações científicas, culturais, políticas e comerciais entre ocidente e oriente que impulsionaram as Grandes Navegações.
Língua Portuguesa(EAJALP0613) Ler e refletir sobre as condições de produção dos textos de divulgação científica, tais como: artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia, relato de campo, entre outros.
(EAJALP0614) Observar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica.
(EAJALP0615) Ler e identificar as informações e dados de fontes diversas (impressas, digitais).