Nesta atividade, vamos aprender um pouco sobre a rica troca cultural entre Brasil e África e entender sobre a influência africana em alguns de nossos costumes.
A construção histórica do Brasil sofreu além da influência europeia, principalmente de Portugal, a influência africana. No entanto, ainda é pouco discutida a contribuição científica e cultural das populações trazidas da África para o Brasil. Nesta atividade, vamos discutir o quanto essa troca de saberes foi rica e como somos frutos de uma diversidade cultural.
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo: “Entre o Brasil e a África houve uma troca forte e poderosa, diz Alberto da Costa e Silva”
Atividade 2
Reflita com a sua família sobre o vídeo:
- Por que a escravidão foi considerada o processo mais violento de exploração do trabalho?
- Como o negro influenciou a economia do Brasil ainda colônia?
Atividade 3
Segundo o vídeo, os africanos influenciaram a nossa língua e o nosso jeito de falar, como é o caso das seguintes palavras: cochichar, cochilar e zangar.
- Você utiliza essas palavras no seu cotidiano?
- Procure o significado e a origem dessas palavras. Conte para a sua família o que você descobriu.
Atividade 4
O vídeo faz uma referência da influência africana na cultura brasileira.
Acesse o link abaixo e assista ao vídeo “Cultura Negra no Brasil”. Neste vídeo, conheceremos mais sobre a influência africana em nossos costumes.
Atividade 5
Agora, escreva, em seu caderno, um texto sobre essas influências em sua família e seus hábitos (na culinária, vestimentas etc.).
Componentes: | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: |
História | (EAJAHI0614) Relacionar a expansão marítima às trocas culturais entre diferentes povos. (EAJAHI0617) Conhecer e relacionar as interações científicas, culturais, políticas e comerciais entre ocidente e oriente que impulsionaram as Grandes Navegações. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0613) Ler e refletir sobre as condições de produção dos textos de divulgação científica, tais como: artigo de divulgação científica, reportagem de divulgação científica, verbete de enciclopédia, relato de campo, entre outros. (EAJALP0614) Observar os aspectos relativos à construção composicional e às marcas linguísticas características dos gêneros de divulgação científica. (EAJALP0615) Ler e identificar as informações e dados de fontes diversas (impressas, digitais). |