You are currently viewing Biodiversidade e Queimadas no Brasil

Biodiversidade e Queimadas no Brasil

Você já ouviu falar em biodiversidade? Sabe o que é?

Vou explicar: BIODIVERSIDADE é a quantidade de animais e vegetais que existente no planeta e que organiza a biosfera, que é conjunto de todas as partes do planeta Terra onde existe vida.
E infelizmente, temos vários problemas ambientais que colocam em risco essa biodiversidade, e um deles é a QUEIMADA!
O meio ambiente é constituído pelos seres vivos e por tudo mais que interage com eles: o sol, o solo, o ar, a água e, inclusive, o ser humano. E as queimadas podem destruir boa parte do meio ambiente. E a capacidade de recuperação aos incêndios florestais depende da intensidade e da duração do fogo. Alguns jamais voltarão ao auge anterior.

Você sabe quais as principais causas das queimadas, ou incêndios florestais?
Aqui no Brasil grande parte das queimadas é causada pela ação do Homem, por motivos muito variados, tais como:
– Limpeza e renovação de pastagens,
– Queima de restos culturais para preparação de plantios,
– Eliminação de material lenhoso resultante de desmatamentos,
– Protestos sociais
– Vandalismo,
– Balões de São João,
– E outros.

INCÊNDIO FLORESTAL é todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação, podendo tanto ser provocado pelo homem que algumas vezes é intencional ou por descuido, como por causa natural, causado por raios, por exemplo.
Diga não às queimadas! Assista aos vídeos a seguir:

Diga não às queimadas  – Canal: PACQTO
Realização: SECOM – Governo do Tocantins

Como salvar minha cidade das queimadas – Canal: PACQTO
Realização: SECOM – Governo do Tocantins

ATIVIDADE 1 –
Agora que você assistiu a essa animação, escreva em seu caderno as principais causas das queimadas e o que você acredita que o ser humano pode fazer para evitar incêndios florestais.

EAJA – 1°Segmento – Experiências e Curiosidades

ComponentesObjetos de Conhecimento/ ConteúdosHabilidades
  GeografiaConservação e degradação da natureza: Preservação e conservação ambiental(EF04GE11-B) Reconhecer a ação humana no processo de conservação ou de degradação dessas paisagens, aumentando a sua consciência ambiental e a noção de interdependência entre os elementos naturais e a vida humana.
GeografiaEducação Ambiental(EF01GE10-A) Conhecer noções básicas de educação ambiental.
Componentes / Objetos de Conhecimento / Habilidades