You are currently viewing Bactérias do bem?!

Bactérias do bem?!

Olá! Você sabia que fungos e bactérias são essenciais para a nossa vida? Fungos e bactérias, por exemplo, são responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, possibilitando que os materiais voltem ao ciclo da natureza. Algumas bactérias vivem em nosso corpo e desempenham funções importantes, nos ajudando a digerir determinados alimentos e até a controlar outros microrganismos que nos fazem mal. E ainda tem fungos e bactérias que fazem parte do processo de fabricação de alguns alimentos apreciados no mundo todo. Vamos conhecer um pouco mais esses seres que nem conseguimos enxergar, mas são super poderosos?

Os microrganismos são seres tão pequenos que não somos capazes de enxergar sem a ajuda de aparelhos, com os microscópios. Eles estão por toda parte, ao nosso redor, na nossa pele, dentro do nosso corpo! Alguns são extremamente perigosos para nós, causando muitas doenças graves. Outros são extremamente benéficos, nos ajudando a ‘limpar’ o ambiente, a controlar outros microrganismos prejudiciais à saúde, a melhorar o funcionamento do nosso corpo. E ainda tem aqueles que participam da produção de alguns alimentos como pães, queijos, iogurte, vinhos, cervejas. Quer conhecer as bactérias do bem?

Assista ao vídeo abaixo: “Bactérias do bem!? Como assim?”.

“Bactérias do bem!? Como assim?” – Canal: Inspetor Saúde
Link: https://youtu.be/7HIULhMXKlw

Para complementar as informações sobre as “bactérias do bem”, acesse o link abaixo e leia o texto “As bactérias do bem”.

Link: https://www.hasabin.com.br/as-bacterias-do-bem/

A partir das informações do vídeo e do texto, reflita sobre a importância da bactéria nossa saúde e a nossa sobrevivência. Em seu caderno, faça uma lista dos alimentos que você consome e que têm a participação de bactérias e fungos em sua fabricação. Anote também os benefícios desses alimentos para a sua saúde. Depois tire uma foto da sua lista e de suas anotações, escreva uma mensagem sobre a importância dos fungos e bactérias para a nossa vida e compartilhe com sua família e amigos.

Agora, que tal buscar na internet uma receita de iogurte natural e acompanhar o trabalho das bactérias na transformação do leite? Bom trabalho e bom apetite! E, se você gostar, não deixe de compartilhar com os amigos! Mãos à obra!!!

ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências(EAJACI0409) Reconhecer a presença e importância de alguns microrganismos nos processos de produção de alimentos (queijos, iogurtes, coalhadas), combustíveis (álcool), medicamentos (antibióticos).

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 4ª Série