You are currently viewing Educação Física – LUTAS

Educação Física – LUTAS

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 3ª SÉRIE da Eja.

NA AULA DE HOJE VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE LUTAS.

Fonte: pxhere.com

AS LUTAS E AS ARTES MARCIAIS APRESENTAM, EM SUAS ORIGENS, CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS À SOBREVIVÊNCIA, AO EXERCÍCIO FÍSICO, AO TREINAMENTO MILITAR, À DEFESA E AO ATAQUE PESSOAL, ALÉM DAS IMPLICAÇÕES DAS TRADIÇÕES CULTURAIS, RELIGIOSAS E FILOSÓFICAS. COM O SURGIMENTO DE OUTRAS NECESSIDADES E O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TÉCNICAS, O SER HUMANO ATRIBUIU OUTRO SIGNIFICADO ÀS LUTAS, E HOJE ASSISTIMOS A UM PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO DAS MESMAS. ALGUNS ASPECTOS PODEM SER UTILIZADOS PARA DIFERENCIAR LUTA E ARTES MARCIAIS.
A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE ELAS É QUE OS PRATICANTES DE ARTES MARCIAIS, PRINCIPALMENTE AS DE ORIGEM ORIENTAL, CONSIDERAM QUE OS CONTEÚDOS DA CULTURA DE ORIGEM DA ATIVIDADE TERIAM UMA ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA QUE DETERMINARIA A SUA DIFERENÇA COM AS LUTAS. ATUALMENTE, PERCEBE-SE QUE EM BOA PARTE DOS FILMES SOBRE LUTAS DE ORIGEM ORIENTAL, É PRESERVADA A IMAGEM DO MESTRE, O QUAL, POR SUA VEZ, POSSUI UMA POSTURA DE EDUCADOR, E ENSINA AOS SEUS “DISCÍPULOS” VÁRIOS PRECEITOS QUE VÃO ALÉM DA PRÓPRIA PRÁTICA DA LUTA, OU SEJA, LIÇÕES QUE SERVIRIAM PARA A VIDA. OS CONHECIMENTOS DE LUTAS VARIAM, MAS EXISTEM CONCEITOS QUE SÃO IGUAIS EM TODAS ELAS, COMO OS CONCEITOS DE ESQUIVA, ATAQUE, DEFESA, ROUNDS, ENTRE OUTROS. CADA LUTA POSSUI UMA ÉPOCA E UM LOCAL ONDE SE ORIGINOU, BEM COMO UMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÓPRIA. NO ENTANTO, O DESENVOLVIMENTO DE ALGUMAS MODALIDADES CRUZA NO TEMPO E ESPAÇO COM OUTRAS.EM ALGUMAS A ORIGEM É DIFÍCIL DE SER DEFINIDA.
AS LUTAS FORAM ADAPTADAS PARA SEREM DESENVOLVIDAS NA FORMA DE COMPETIÇÕES SENDO VIABILIZADAS PARA SEREM PRATICADAS POR PESSOAS ALHEIAS AOS PRECEITOS FILOSÓFICOS E AOS SIGNIFICADOS CULTURAIS RELACIONADOS. A MAIORIA DAS MODALIDADES DOS ESPORTES DE LUTA QUE CONHECEMOS HOJE ESTÃO ELEVADAS A UM ESTADO ESPORTIVO QUE DESCARACTERIZA O PRÓPRIO CONCEITO DE ARTE MARCIAL.

ATIVIDADE 1

CONHEÇA AS PRINCIPAIS LUTAS PRATICADAS NO MUNDO.

TAEKWONDO No “TAEKWONDO”, são utilizados alguns conceitos norteadores para a arte marcial: cortesia, integridade, perseverança e autocontrole e espírito indomável. “Tae”, refere-se ao “pé”; “Kwon”, refere-se a “mão”; “Do”, refere-se a “arte” ou ao “caminho”. Portanto, coletiva e literalmente, “Taekwon-Do” significa “O caminho do pé e da mão”.

AIKIDO No AIKIDO, o princípio é o de lutar sem lutar. A técnica do Aikido engloba torções e imobilização do oponente através dos membros superiores, e movimentos de lançamento. Ai = Harmonia; Ki = Energia; Do = Caminho. JUDÔ No JUDÔ, usa-se a força do oponente contra ele mesmo. “JU” = gentil, suave; “DO” = caminho, princípio; “JUDÔ” – quer dizer, portanto, princípio ou caminho da suavidade.

CARATÊ O CARATÊ é uma arte onde uma pessoa aprende a utilizar as suas mãos ou outros membros do corpo (pés, joelhos…) para se defender. TE significa em japonês Mão; KARA significa em japonês Vazio. Deste modo, KARATE = KARA + TE significa então “Mão vazia”.

MUAY THAI O MUAY THAI é uma luta originária da Tailândia, também conhecido como boxe tailandês. Arte marcial tailandesa com mais de 2000 anos de existência usada como forma de defesa nas guerras. MU = marcial; AY = arte; THAI = referente ao povo tailandês. Na Tailândia também é chamada de “LUTA DA LIBERDADE”, pois era com ela que o povo tailandês se defendia dos inimigos que tentavam ocupar o seu território. É conhecida mundialmente como a Arte das Oito Armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos + dois cotovelos + dois joelhos + duas ‘canelas e pés‘. Basicamente seriam os movimentos do boxe acrescidos de joelhadas, cotoveladas e caneladas.

ESGRIMA A ESGRIMA (do antigo provençal esgrima do vocábulo germânico skirmjan, significa “proteger”) é um desporto que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objetivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ele. A ESGRIMA é considerada uma arte marcial de origem militar com utilização de arma, que poder ser o florete, a espada e o sabre.

CAPOEIRA Na CAPOEIRA, utilizam-se movimentos de tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. O contexto da capoeira ainda é uma discussão entre autores tentando contextualizá-la.

ATIVIDADE 2

BASEADO EM TUDO QUE ESTUDOU HOJE, SINTETIZE, EM SEU CADERNO, SUAS APRENDIZAGENS. BOM TRABALHO!

Até a próxima!

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurricularEducação Física
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAEF0325) Conhecer o conceito, a origem, as normas, objetivos e fundamentos das diferentes lutas.

Proponente(s)Professor(es)Andrea Nunes Teixeira
Instituição EducacionalEscola Municipal Coronel José Viana Alves