You are currently viewing História – Astecas – Um dos Povos das Grandes Civilizações da América Pré-Colombiana

História – Astecas – Um dos Povos das Grandes Civilizações da América Pré-Colombiana

Caro educando, sabemos que existiram várias civilizações antigas que formaram e ajudaram a transformar o mundo no que ele é hoje. Então venha comigo e vamos conhecer um pouco dos Astecas, uma das grandes civilizações da América Pré-Colombiana.


Atividade 1

Click no link do canal do youtube e assista ao vídeo sobre a Civilização Asteca:

“Os astecas | Tempo de Estudar | História | 7º ano” – Canal: MultiRio –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PmlcQunvdFI

Agora, para compreender melhor a história desses povos, assista ao vídeo “Astecas, Maias e Incas” para você fazer uma comparação e distinguir os povos Astecas com os povos Maias e Incas:

“Astecas, Maias e Incas – Estudante Eficiente” – Canal: Estudante Eficiente –
Link: https://www.youtube.com/watch?v=sDF2EBS4OYg

Depois de assistir aos vídeos, converse com alguém da família sobre o que aprendeu.


Atividade 2

Vamos continuar nossa aula de hoje fazendo a leitura do texto “Pré Colombianos – Os Astecas” para aprender mais sobre o tema que estamos estudando:

Leia o texto a seguir:

Pré Colombianos – Os Astecas

Apesar de falarmos em Descobrimento da América, quando os europeus chegaram neste continente já existiam sociedades complexas que habitavam a região.

Essas sociedades eram diversas e existiam no território americano antes da chegada de Cristóvão Colombo no século XVI.

As mais conhecidas, dentre esses grupos, são as sociedades Inca, Maias e Asteca, civilizações importantes e desenvolvidas que chocaram os conquistadores espanhóis com sua cultura, arquitetura e estrutura política e social.

As pirâmides com escadarias construídas pelos maias, as estradas dos incas e as cidades astecas são, até hoje, motivo de admiração. São as características principais desses povos que veremos aqui.

OS ASTECAS

Os astecas são considerados o império mais poderoso e desenvolvido dentre os povos ameríndios. O poder centralizado no imperador, apesar da existência de cidades-estado com reis, é exemplo do alto nível de organização.

LOCALIZAÇÃO

Os astecas viveram em uma região próxima do que hoje é a Cidade do México. O Império tinha Tenochtitlán como capital.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL

O poder no Império Asteca estava concentrado nas mãos do imperador, que governava a partir da capital. Na chegada dos espanhóis ao continente americano, o imperador era Montezuma, que acreditou que os europeus eram, na verdade, divindades.

Mesmo organizados em uma estrutura hierárquica clara, com escravos e servos na base, famílias da casa grande no meio e sacerdotes no topo, a sociedade Asteca permitia a mobilidade social. Ou seja, um indivíduo de uma classe baixa poderia trabalhar até alcançar estratos mais elevados na pirâmide social.

ECONOMIA

Assim como maias e incas, os astecas tinham sua economia baseada na agricultura, com forte investimento na plantação de milho, algodão, feijão e pimenta.

Foram os astecas que inventaram o chocolate, que ao invés de um alimento doce, era uma bebida amarga oferecida aos deuses.

CULTURA, RELIGIÃO E CONHECIMENTOS

Os astecas tinham profundo conhecimento em metalurgia, produzindo ornamentos de ouro e prata com facilidade. Para eles, esses metais não tinham o mesmo valor que para os povos europeus. Além disso, desenvolveram-se na arquitetura, astronomia e matemática.

https://querobolsa.com.br/enem/historia-geral/maias-incas-e-astecas

Veja este resumo sobre a Civilização Asteca:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenochtitl%C3%A1n


Atividade 3

Escreva em seu caderno o que você sabe da história dos Astecas.


Saiba Mais | Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cerco_de_Tenochtitlan


Componente CurricularHistória
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAHI0621)
Descrever as formas das organizações sociais, políticas e religiosas das sociedades mesoamericanas anteriores à conquista.
ProfessorMiguel Arcanjo
Instituição EducacionalEscola Municipal Maria Araújo de Freitas
CREMaria Thomé Neto

EAJA –Ética e Cidadania – 2° Segmento – 5ª a 6ª séries