You are currently viewing Ciências da Natureza – As vitaminas

Ciências da Natureza – As vitaminas

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia 19/10, terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa aula está relacionada a importância das vitaminas para o nosso corpo.

verduras. Fonte: Pixabay

As vitaminas

As vitaminas são nutrientes necessários para que os seres humanos possam crescer, se reproduzir e se manter saudáveis. Só duas vitaminas são produzidas pelo corpo humano, são elas as vitaminas D e K. Ele fabrica a vitamina D quando a pele fica exposta à luz do sol. Uma bactéria dos intestinos produz a vitamina K. As outras são obtidas, de forma natural, por meio dos alimentos. Complexos vitamínicos são produzidos pela indústria farmacêutica para suprir a falta de algum tipo de vitamina.

Vitamina. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/vitamina/482815>. Acesso em: 16 de outubro de 2020.

Assista a videoaula da Professora Rafaela Lima sobre vitaminas:

Canal Mais Ciências – Professora Rafaela Lima – Vitaminas

Atividade

Questão 1
Você consegue ter uma alimentação saudável? Como está o seu consumo de vitaminas?

Questão 2
Você  ou algum familiar já tiveram alguma doença por falta de vitaminas? 


As vitaminas e o nosso corpo

Os cientistas identificaram treze vitaminas: A, C, D, E, K e oito vitaminas do complexo B. Essas vitaminas podem ser obtidas com uma dieta saudável, de comidas variadas, incluindo muitas frutas, legumes e verduras, ou seja, manter uma dieta equilibrada e balanceada é essencial para evitar e prevenir doenças. Algumas vitaminas (do complexo B e a vitamina C) se dissolvem na água. O corpo armazena uma pequena quantidade dessas vitaminas, mas se desfaz da maior parte do que não utiliza. Outras vitaminas (A, D, E e K) não se dissolvem na água. Se o organismo não as usa de imediato, elas ficam armazenadas na gordura do corpo e no fígado. Consumir uma grande quantidade dessas vitaminas pode ser perigoso a longo prazo. Sendo assim, não fique tomando complexos vitamínicos sem a devida orientação médica, pois isso poderá te gerar mais problemas. 

Vitamina. In Britannica Escola. Web, 2020. Disponível em:<https://escola.britannica.com.br/artigo/vitamina/482815>. Acesso em: 16 de outubro de 2020.

Questão 3
Converse com seus familiares e amigos e pergunte a eles de forma individual, quem já tomou complexos vitamínicos, teve orientações médicas e por qual motivo? 

Questão 4
Leia e preencha a tabela a seguir: 

Questão 5
Explique quais são os riscos do excesso de vitaminas no organismo:


Em breve: Assista ao Programa Conexão Escola – Vitaminas – Bloco 1


Referências:Escola Britânica. Vitaminas. Disponível em: https://tinyurl.com/y5z2s6wd Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 28, set. de 2020. 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0404) Descrever as cadeias alimentares, relacionar os seres vivos quanto à nutrição e transferência de energia.
Componente Curricular:Ciências Naturais