You are currently viewing As teorias evolucionistas

As teorias evolucionistas

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia , 06/10 terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

Evolução. Fonte: Pixabay

A proposta dessa atividade é apresentar as teorias evolucionistas.


Evolução

A evolução biológica corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. A atual diversidade de seres vivos é resultado de processos de transformação e adaptação das espécies aos variados ambientes, constituindo a evolução biológica. As formas de vida mais simples surgiram há pelo menos 3,5 bilhões de anos. Ao longo do tempo, elas se transformaram nos milhões de espécies de organismos que existem atualmente.
De acordo com a Professora Lana Magalhães, do site Toda Matéria, o conceito de evolução é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. Até meados do século XIX, predominava a ideia do criacionismo. De acordo com o criacionismo, as espécies foram criadas por ato divino e se mantém imutáveis até hoje. Ainda em meados do século XIX, começa a ganhar força a teoria evolucionista. Nesse contexto, as ideias de Charles Darwin e Alfred Russel Wallace são as mais consistentes para explicar a evolução dos seres vivos. Darwin afirmou que os seres vivos, inclusive o homem, descendem de ancestrais comuns, que se modificaram ao longo do tempo. Atualmente, a teoria do neodarwinismo explica a evolução dos seres vivos. Ela surgiu no século XX e representa a união dos estudos de Darwin, principalmente a seleção natural, com as descobertas na área da genética, como as leis de Mendel e as mutações.

Assista a videoaula, sobre evolução, do Professor Bruno Ramello:

 “Evolução – Lamarckismo e Darwinismo” no Canal Bruno Ramello – Yes Biologia, no site YouTube.

Questão 1
Escreva um texto explicando as principais características da teoria do Darwinismo. 

Questão 2 
Explique a diferença entre a ideia do criacionismo e a teoria da evolução.


Evidências da evolução

De acordo com os professores do site Escola Britânica, a principal evidência da teoria da evolução são os fósseis, vestígios de seres vivos preservados no solo ou em ambientes subaquáticos. Os fósseis mostram que muitas espécies de antigamente eram bem diferentes das existentes hoje em dia. Um exemplo são os dinossauros. Muitos fósseis também mostram como certos seres vivos mudam ao longo do tempo. Ossos de cavalos de mais de 50 milhões de anos atrás, por exemplo, mostram que esses animais eram quase do mesmo tamanho dos cães atuais. Ossos de cavalos de vários estágios posteriores mostram que eles cresceram ao longo do tempo. Outras fortes evidências da evolução foram obtidas com o estudo do DNA — o material que contém os genes de seres vivos. Os genes transmitem traços, ou características, de uma geração para a seguinte. O DNA de diferentes espécies mostra que elas se desenvolveram a partir de antepassados comuns.

Questão 3
Converse com seus familiares sobre a teoria da evolução, explique para eles tudo que você aprendeu com essa atividade.


Seleção Natural

Os professores do site Escola Britânica explicam que a evolução resulta da chamada seleção natural. Esse processo ocorre quando os genes de um indivíduo diferem de alguma forma dos genes de outros de sua espécie. Variações nos genes causam diferenças nas características de um indivíduo, como sua aparência, estrutura e comportamento. Tais variações ocorrem principalmente por acaso, pois os genes se autocopia para produzir novas células. Às vezes, ocorrem erros, chamados mutações, durante o processo de cópia. A maioria das mutações nos genes ou é prejudicial para o indivíduo, ou tem pouca importância. Algumas delas, porém, ajudam o indivíduo a sobreviver e a se reproduzir. Um animal pode obter, por exemplo, uma visão melhor ou pernas mais velozes, que o ajudam a achar alimentos e a evitar seus inimigos. Uma árvore pode ganhar um gene que leve a uma produção maior de sementes. Tais traços úteis dão àquele ser uma vantagem em relação a outros de sua espécie. Ele terá mais probabilidade de se reproduzir e transmitir seus genes para a geração seguinte. Ao longo do tempo, cada vez mais indivíduos terão o traço útil. É dessa maneira que os seres vivos mudam ao longo do tempo. Através da seleção natural, as espécies se adaptam ao ambiente ou seja, ajustam-se melhor a ele. Por exemplo, um esquilo da Mongólia que tem cor de areia e vive em um deserto arenoso se confunde com o habitat. Com isso, é mais provável que as cobras enxerguem e comam esquilos de outras cores. No decorrer do tempo, os esquilos de outras cores serão extintos e só restarão aqueles que têm cor de areia.

Questão 4
Explique como a seleção natural afetou a evolução do ser humano:


Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – As teorias evolucionistas – Bloco 2

Fases da vida humana e a teoria da evolução | EAJA 1º e 2º Segmento Bloco 2 – 06/10/2020

Componente Curricular:Ciências Naturais 
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0816) Conhecer as teorias evolucionistas e construir argumentos que para explicar a diversidade biológica encontrada no planeta a partir delas.

Referencial teórico:
Escola Britânica. Evolução. Disponível em: https://tinyurl.com/yybf5szq Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 23, set. de 2020.
Toda Matéria. Evolução. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-evolucao/ Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 23, set. de 2020.