Você já deve ter ouvido falar em ecossistema. Mas, sabe defini-lo? O ecossistema é composto da relação entre os fatores bióticos (fauna, flora e microrganismos) e abióticos (solo, água, energia solar e atmosfera). Esses fatores se relacionam com equilíbrio e harmonia e estão ligados entre si. A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente, de forma a colocar em risco a saúde humana. Nessa atividade, vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto. Vamos lá?
Atividade 1
Convide a sua família e juntos acessem o link abaixo para realizarem a leitura do texto “Cadeia alimentar”, do site Brasil Escola.
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm
Atividade 2
O texto mostra uma cadeia alimentar simples que envolve uma planta, um roedor, uma serpente e um gavião. Caso a serpente seja eliminada do ambiente, o gavião ficará sem alimento. Em contrapartida, o roedor pode multiplicar-se de maneira excessiva, devido à falta de predadores. Baseado nesse trecho, reflita com a sua família:
Qual a importância da interdependência dos seres vivos para o equilíbrio do ecossistema?
O homem interfere no equilíbrio do ecossistema por meio do tráfico de animais silvestres, pois esse crime pode provocar mudanças na cadeia alimentar e reduzir a biodiversidade dos ambientes. Nesse exemplo de cadeia alimentar, qual animal desperta mais interesse dos traficantes? Por quê? Que outra forma o homem pode interferir para o desequilíbrio do ecossistema?
A superpopulação de roedores diminui as plantas locais. Qual o impacto econômico dessa redução para os agricultores?
Outro problema da superpopulação de ratos é em relação ao aspecto sanitário, podendo acarretar várias doenças, tais como: leptospirose, peste bubônica, tifo, raiva, ceriominingite linfocitária, salmonelose e dermatites. Aponte outra situação de desequilíbrio do ecossistema no ambiente em que vive.
Atividade 3
A palavra ecossistema é composta de “eco”, abreviação de ecologia, e “sistema”. Ao juntarmos os dois termos, dobramos a consoante “s” e formamos uma nova palavra. Pensando nisso, pesquise no dicionário o significado das palavras “ecologia”, “sistema” e “ecossistema”. Após descobrir o significado, reflita e responda, em seu caderno: Por que o ecossistema depende do equilíbrio da cadeia alimentar?
——————————
Componentes | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências | Compreender as interações ecológicas entre os seres vivos do Cerrado, considerando as características desse bioma. |
Geografia | (EAJAGE0605) Analisar a distribuição espacial da população brasileira, considerando os indicadores socioeconômicos e os aspectos étnico-culturais nas regiões brasileiras e em Goiás. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0679) Reconhecer os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas. |
———————————