You are currently viewing As plantas e o gás carbono

As plantas e o gás carbono

Olá! Você já respirou fundo em um ambiente com muitas árvores? E em um ambiente com muita fumaça? Nos espaços arborizados, o ar tem mais qualidade, pois a árvores ajudam a diminuir a poluição. Segundo o estudo desenvolvido pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, árvores, arbustos e outros tipos de vegetação podem reduzir até oito vezes mais os níveis de poluição nos centros urbanos. Vamos entender mais sobre isso?


O gás carbônico polui o ar e provoca o aumento da temperatura ambiente. As árvores, assim como as outras plantas, no processo chamado fotossíntese, absorvem o gás carbônico do ar e libera o oxigênio. Elas também deixam o ar mais úmido e mais fresco. Dessa forma, as plantas contribuem para a boa qualidade do ar que respiramos! Mas com o crescimento das cidades, das indústrias e da agropecuária, provocando o aumento de desmatamentos, estamos perdendo essas importantes aliadas no combate à poluição! Quer entender mais sobre isso?


Assista ao vídeo: “O ciclo do Carbono” abaixo:

“O Ciclo do Carbono” –
Cana: Funai – Fundação Nacional do Índio (oficial) – Link: https://www.youtube.com/watch?v=KdEcH1W9KzY&ab_channel=Funai-Funda%C3%A7%C3%A3oNacionaldo%C3%8Dndio%28oficial%29

Agora, pare e observar como está o seu quintal, a sua rua, o seu bairro. Tem flores, árvores e outras plantas? Ou só calor, cimento e poluição? Pense um pouco sobre o ambiente e o ar que te rodeia.

Depois de fazer uma análise da situação do verde perto de você, e saber um pouco mais sobre o ciclo do Carbono e a importância das plantas para a qualidade do ar, que tal plantar uma mudinha?  Você pode reaproveitar uma lata para fazer o plantio. Tire uma foto de sua nova planta e encaminhe a um amigo, incentivando-o contribuir no combate à poluição, como você!


ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências(EAJACI0214): Entender a importância das plantas para o equilíbrio ambiental e para a promoção da qualidade de vida.

EAJA – Educação Ambiental e Saúde – 1º Segmento – 2ª Série