You are currently viewing As mudanças e permanências em nossas vidas

As mudanças e permanências em nossas vidas

Olá! Você sabe o que são mudanças e permanências sociais? A nossa vida é uma sucessão de fatos ao longo do tempo, muitas coisas mudam, outras permanecem, isso faz parte da nossa história, tanto individual quanto coletiva. No Brasil, tivemos muitas mudanças tanto nos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Mas tem muitas coisas que permanecem em nossa cultura, algumas são boas, mas outras refletem a história de exclusão e desigualdade de nossa sociedade. As condições das mulheres e das crianças das camadas populares são um exemplo disso. Historicamente são vítimas de preconceito, violência e exclusão.

É importante para o enfrentamento da violência contra a mulher compreender a desigualdade e a submissão que as mulheres vêm sofrendo ao longo dos anos, para assim propormos mudanças em uma situação que permanece na história do Brasil desde o período colonial. Mulheres e crianças no Brasil são vítimas de vários tipos de violência: psicológicas, físicas, sexuais e morais. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto para nos empoderarmos e propormos mudanças para essa situação, nos ambientes que nos rodeiam.

Atividade 1

Acesse o link a seguir e assista ao vídeo “Vida Maria” com sua família:

“A representação da infância no curta metragem Vida Maria” – Canal: Zilmar Fiori – Link: https://www.youtube.com/watch?v=8Yx06BcMu-4

Atividade 2

Reflita: quem são as muitas “Marias” representadas no filme?

Atividade 3

As vidas das “Marias” do filme passam por transformações ao longo do tempo, mas uma coisa permanece. Registre em seu caderno o que permanece na história de cada uma das Marias?

Atividade 4

O que você sabe sobre violências contra a mulher? Pesquise quais são os tipos mais recorrentes desse tipo de violência em nossa cidade e os canais para realizar as denúncias.

Atividade 5

Elabore uma pequena carta de denúncia de uma situação de violência contra mulher ou criança que você já vivenciou em sua comunidade ou bairro.

ComponentesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
História(EAJAHI0537) Compreender o conceito de Império na atualidade e comparar com o sentido de Império na Roma Antiga.
(EAJAHI0538) Compreender a formação de impérios por meio de interesses econômicos e domínios culturais.
Língua Portuguesa(EAJALP0510) Realizar leitura de pesquisas em fontes impressas e digitais.
(EAJALP0511) Conferir a fidedignidade das fontes selecionadas.