You are currently viewing As diferentes fases da vida do ser humano

As diferentes fases da vida do ser humano

Olá, estudante!
Esta aula foi veiculada na TV no dia , 06/10 terça-feira, contemplando o eixo Educação Ambiental e Saúde. Aqui no Portal Conexão Escola, ela está apresentada em forma de atividade, mas você pode assistir a videoaula quando desejar, acessando link na parte inferior da tela.

A proposta dessa aula está relacionada às fases da vida. Vamos refletir sobre elas?

As fases da vida. Fonte: pixabay

As fases da vida

As principais etapas da vida humana são: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Há também as fases de transição entre as etapas da vida, como: Puberdade, Juventude e as mulheres que passam por uma fase chamada de climatério. Todos os seres vivos passam por duas etapas da vida: o nascimento, que é o início de tudo; e a morte, que é quando tudo acaba. O período entre o nascimento e a morte varia bastante, de acordo com a espécie e diversos outros fatores, como a qualidade de vida, questões sociais, econômicas e sanitárias.

Período da infância

É a fase que vai desde o nascimento até os 11 anos de idade, nessa fase passamos por grandes momentos de aprendizagens, experiências e evolução, descobrimos o mundo e como a sociedade se relaciona e desenvolve. É quando começamos a falar, andar, escrever e criamos o nosso pensamento próprio, nessa fase necessitamos e dependemos de responsáveis para orientar o nosso desenvolvimento. Entre a fase da infância e a fase da adolescência existe um período de transição chamado de Puberdade que acontece em meninas entre os 8 e 13 anos de idade e em meninos entre 9 e 14 anos.

Crianças brincando. Fonte: Pixabay

Assista a videoaula da Professora Rafaela Lima sobre a Puberdade:

“PUBERDADE, o que tá acontecendo? – Canal Mais Ciências. YouTube

Atividade

Questão 1
Escreva um texto explicando como foi a sua infância (comente como foi o seu desenvolvimento na escola, na família e com amigos?

Questão 2
Converse com seus familiares sobre as dificuldades e mudanças do período da puberdade, busque esclarecer as dúvidas que aparecerem a partir do seu conhecimento e por meio de pesquisas.

O período da adolescência

A fase da adolescência normalmente vai dos doze aos vinte anos de idade. Nessa fase, ocorrem muitas transformações no corpo e na nossa mente. Nas meninas, o corpo sofre várias mudanças, e surge a menstruação. Nos meninos, ocorre alteração na voz, os pelos começam a crescer e ocorrem grandes mudanças no corpo. É uma fase de grande transformação social, pois é quando começamos a ter relações amorosas com outras pessoas e começamos a trabalhar. A faixa etária entre os 16 e 29 anos pode ser chamada de juventude, que é uma fase de transição entre a adolescência e a vida adulta.

Adolescentes. Fonte: pixabay

Questão 3
Cite as maiores mudanças que você vivenciou na sua adolescência, aponte três acontecimentos positivos e três negativos:

Fase adulta

A fase adulta tem início por volta dos vinte anos de idade. Aqui, as mudanças que ocorrem na adolescência já se estabilizaram, e a responsabilidade aumenta bastante. Em alguns casos, a pessoa já se apresenta independente financeiramente, de forma completa ou parcial; por meio do trabalho. É geralmente nessa fase que as pessoas costumam constituir uma nova família. É um momento de grandes relações sociais, culturais e econômicas. As mulheres, entre os 35 e 65 anos, passam por uma transição chamada climatério, que é quando o corpo começa a se preparar para o fim da menstruação: a menopausa.

Vida adulta. Fonte: Pixabay

A Velhice

Essa fase, também é chamada de terceira, ou melhor idade. É aqui, ou um pouco antes, que os cabelos começam a embranquecer, a pele se apresenta mais enrugada e, em muitos casos, principalmente em idade mais avançada, alguns problemas de saúde surgem. Organização Mundial de Saúde afirma que podemos considerar que a velhice se inicia a partir dos 75, já que muitas das pessoas de 60, 65 anos de hoje continuam ativas no mercado de trabalho, e com boa qualidade e expectativa de vida, mas essa data de início da velhice depende muito das condições sociais e econômicas de cada país em questão.

Velhice. Fonte: Pixabay

Questão 4
Escreva como está sendo sua vida adulta ou velhice:

Questão 5
Observando as imagens, descreva o que você entendeu sobre cada fase da vida humana:

Fonte do texto: Escola Kids – Uol. Fases da Vida. Disponível em: https://tinyurl.com/y53ao2za Adaptado para fins pedagógicos. Acesso em 23, set. de 2020.

Assista ao programa Conexão Escola – Eixo Educação Ambiental e Saúde – As diferentes fases da vida do ser humano – Bloco 1

Fases da vida humana e a teoria da evolução | EAJA 1º e 2º Segmento Bloco 1 – 06/10/2020

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJACI0317) Identificar as diferentes fases da vida do ser humano e analisar as mudanças ocorridas nos aspectos físicos, biológicos e emocionais na adolescência e na terceira idade.
Componente Curricular:Ciências Naturais