You are currently viewing Educação Física – ARVORISMO

Educação Física – ARVORISMO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 5ª SÉRIE da Eja.

O arvorismo é uma prática corporal de aventura que proporciona contato com a natureza. Consiste na travessia de um percurso suspenso e com diferentes tipos de obstáculos, em meio às copas das árvores. Acessível para todas as idades, ele pode ser praticado com fins contemplativo ou esportivo. Para praticá-lo não é necessário ter experiência ou um bom condicionamento físico, basta ter coragem e vontade superar as próprias limitações. Nessa atividade, saberemos um pouco mais sobre esse assunto. Preparado? Vamos lá?!

Arborismo

ATIVIDADE 1

Assista o vídeo abaixo e aprenda mais sobre o arvorismo.

ATIVIDADE 2

Para a prática do arvorismo diversos cuidados com a segurança devem ser tomados e os equipamentos de proteção são indispensáveis. Esses equipamentos evitam e amenizam quedas; suavizam lesões, por conta de movimentos realizados da maneira errada e também pelo esforço inadequado. A partir do vídeo, responda os questionamentos abaixo em seu caderno:
• A prática do arvorismo necessita de toda uma estrutura, que é previamente montada e testada. Já viram alguma instalação dessas? Onde?
• Quais são os equipamentos de proteção e segurança presentes no vídeo?
• O Arvorismo usa os mesmos equipamentos de proteção individual que muitas profissões. Quais são essas profissões?

ATIVIDADE 3

O Arvorismo além de estimular o desenvolvimento das capacidades física e motoras, proporciona inúmeras sensações e emoções, como: o medo de enfrentar o desconhecido, a alegria de superar um obstáculo, a agradável sensação de entrar em contato com a natureza e o orgulho de controlar os próprios medos e receios. Você já teve alguma experiência corporal que provocou essas emoções e sentimentos? Escreva, em seu caderno, um texto sobre essa sua experiência.

ATIVIDADE 4

O arvorismo é visto por muitos estudiosos como uma prática corporal que aflora o compromisso ético do ser humano com a natureza. Já outros estudiosos defendem a ideia de que o homem pratica o arvorismo buscando somente sua satisfação, sem pensar sobre suas ações na transformação da natureza. O que você pensa sobre isso? Qual o impacto da prática do arvorismo na natureza? Relate sua opinião e conclusões em seu caderno.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0538) Reconhecer o que são práticas corporais de aventura.
(EAJAEF0540) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer.