You are currently viewing Arte – Artesanato e Artesão

Arte – Artesanato e Artesão

Olá! Antes de saber o que é um artesanato e o que é um artesão, precisamos saber a diferença entre: artesanato e trabalho manual.

Trabalho Manual, diz- se de todo trabalho que é feito com as mãos, mas especificamente, produção feita sem auxílio de máquinas.

Ao contrário do trabalho manual, no qual é possível produzir determinada técnica e ter vários artigos iguais, o Artesanato exige a criatividade do artesão, que deverá criar peças exclusivas. Ainda que vários passos da criação se repitam, o artesão dá o seu próprio toque exclusivo aos materiais que cria.

A grande diferença entre o Artesanato e o Trabalho Manual se encontra no tipo de material que para o Trabalho Manual não precisa ser matéria prima transformada, não precisa ter características culturais especificas e também não exige exclusividade, não necessitando portanto, que seja peça única.


Atividade 1

Vamos cantar: Assista o vídeo disponível no endereço abaixo quantas vezes forem necessárias para você aprender a música: https://www.youtube.com/watch?v=OxPm2heCt8g.

“MULHER RENDEIRA” – Canal: Lagosesportivo – Esportes e Eventos
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=OxPm2heCt8g

Olê mulher rendeira,

Olê mulher renda.

Tu me ensinas fazer renda

Que eu te ensino a namorar.

Olê mulher rendeira,

Olê mulher renda.

Tu me ensinas fazer renda

Que eu te ensino a namorar.

Zé do Norte ( sobre motivo atributo a Virgulino Ferreira , o Lampião)

Atividade 2

Uma das atividades manuais do povo nordestino é a confecção de rendas e bordados.

Responda as questões em seu caderno:

Para você o que é artesanato?

O que é um artesão?

Além do bordado e da renda o que mais faz parte dos trabalhos manuais?

Em sua região tem alguém que faz artesanato ou trabalhos manuais? Cite algumas dessas atividades.

Atividade 3

Confeccione um trabalho manual utilizando o material de seu acesso.


Componente(s) Curricular(res)Arte e Geografia
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0603) Interpretar significados expressivos e criar novas representações a partir do repertório imagético do cotidiano. (EAJAAR0604) Reconhecer e valorizar a diversidade presente nas manifestações artísticas de diferentes grupos culturais respeitando a diversidade presente nas narrativas e na criatividade humana. (EAJAAR0607) Desenvolver a autonomia e autoconfiança nas tomadas de decisões em relação a materiais e técnicas nas produções artísticas pessoais. (EAJAGE0606) Compreender as diferentes divisões do trabalho desde a as primeiras normatizações sociais no Mercantilismo até o atual modelo capitalista.
ProfessorNores Celes Cristalino Borges
Instituição EducacionalEscola Municipal Residencial Itaipu
CRE:CRE JARBAS JAYME