You are currently viewing Arte – Teatro – Manifestações Teatrais

Arte – Teatro – Manifestações Teatrais

Esta proposta de atividade de ARTE – TEATRO é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/9wUGNL  adolfo honorato. Canvas. Criado em: 26, fev. 2024.

AÇÃO REFLEXIVA

Você conhece alguma manifestação teatral?

Já assistiu alguma apresentação teatral?

O que é uma Manifestação Teatral?

A manifestação teatral refere-se a qualquer forma de expressão artística que ocorre no contexto do teatro. Isso pode incluir uma ampla variedade de performances ao vivo, como peças de teatro tradicionais, performances de rua, teatro experimental, improvisação, dança-teatro, teatro de marionetes, leitura dramática, entre outras formas de representação dramática.

Manifestação Teatral – Marionete

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/28oWPZN Acesso em: 26, fev. 2024.

Elementos de uma Manifestação Teatral

Manifestações teatrais podem envolver uma variedade de elementos, como atuação, cenografia, iluminação, figurinos, música e efeitos sonoros, todos trabalhando juntos para criar uma experiência única para o público. O teatro é uma das formas mais antigas de arte performática e continua a ser uma poderosa ferramenta de expressão cultural, social e política em todo o mundo.

Elemento – Cenário

File:Palco Improvisa Teatro.jpg

Imagem 3: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Palco_Improvisa_Teatro.jpg Acesso em: 26, fev. 2024.

Historicamente falando…

A manifestação teatral é uma forma de arte que transcende fronteiras culturais e temporais, adaptando-se às mudanças sociais e tecnológicas ao longo dos séculos. Desde as antigas tragédias gregas até as vanguardas experimentais do século XXI, o teatro tem servido como um espelho da condição humana, explorando temas universais como amor, poder, conflito e redenção.

Reflexiva

Além disso, as manifestações teatrais muitas vezes desafiam as normas estabelecidas e provocam reflexões profundas sobre questões contemporâneas, oferecendo uma plataforma para a discussão e a conscientização.

Diferentes Experiências

Por meio da manifestação teatral, os artistas têm a oportunidade não apenas de entreter, mas também de educar, inspirar e provocar mudanças. O teatro pode ser uma ferramenta poderosa para promover a empatia e a compreensão entre diferentes culturas e perspectivas, permitindo que o público se coloque no lugar de personagens com experiências de vida diferentes das suas próprias.

Expressão Artística e Crítica

As manifestações teatrais podem ser utilizadas como meio de protesto e resistência, dando voz às comunidades marginalizadas e desafiando injustiças sociais e políticas. Em suma, o teatro continua a desempenhar um papel vital na sociedade contemporânea, oferecendo um espaço para a expressão artística, a reflexão crítica e a conexão humana.

QUESTÃO 1

Como as manifestações teatrais podem influenciar a sociedade contemporânea?

QUESTÃO 2

Explique como o teatro pode ser utilizado como uma forma de representação cultural.

QUESTÃO 3

Uma característica comum das manifestações teatrais é

( A ) a utilização exclusiva de diálogos.

( B ) a ausência de expressão emocional.

( C ) o envolvimento de elementos como atuação, cenografia e figurinos.

( D ) a ênfase apenas na narrativa escrita.

QUESTÃO 4

O propósito principal das manifestações teatrais é

( A ) entreter exclusivamente o público.

( B ) promover produtos comerciais.

( C ) explorar temas universais e contemporâneos.

( D ) isolar-se da realidade social.

SAIBA MAIS – ARTE

Já que estamos falando de manifestações teatrais, no Saiba Mais – Arte de hoje teremos um vídeo que apresenta a manifestação Leitura Dramática. Nele pode ser observados os elementos da leitura dramática como a entonação da voz, intenção da personagem, ritmo e melodia e a realização de um exercício da leitura de um fragmento do texto “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Este vídeo foi criado pelos professores: Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Disponível em: Canal: Eurim Pablo – Arte Educação – Saiba Mais – ARTE – Teatro – Leitura dramática. https://youtu.be/hnwmn_TloW0?feature=shared Acesso em 26, fev. 2024.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Teatro
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0885) Compreender criticamente diferentes formas de manifestações teatrais, inseridas em seus contextos sociais e históricos, comparadas aos outros contextos
Referências:FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. Trad GUINSBURG, J. e PEREIRA, Maria Lúcia (dir.). São Paulo: Perspectiva, 2005.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 5ª ed. 2ª reimp. Trad. e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
VIDOR, H. B. Leitura e teatro: aproximações e apropriação do texto literário. 1ª ed. São Paulo: Hucitec, 2016.