You are currently viewing Arte – Música – Percussão Corporal

Arte – Música – Percussão Corporal

Esta proposta de atividade de ARTE – MÚSICA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

PERCUSSÃO CORPORAL

A música, o som e o ritmo fazem parte de nosso cotidiano. Podemos perceber sons e ritmos, melodias e harmonias na gota de água que pinga da torneira, no vento que sopra, nos passos das pessoas que passam apressadas pelas ruas da cidade, no cantar dos pássaros, na construção, dentre tantos outros. 

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

No contexto escolar, a percussão corporal é uma prática que pode ser utilizada, entre outras finalidades, como recurso sonoro e musical para produzir sons, utilizando o próprio corpo, sem precisar de nenhum instrumento. Utiliza-se uma mistura de técnicas e movimentos como: sons produzidos pela boca, estalos de dedos, sapateados, diferentes batidas de palmas em áreas do corpo como peito e coxas.

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

A percussão corporal é desenvolvida dentro de estilos presentes em diversas manifestações culturais ao redor do Brasil e do mundo, conforme seu tipo de técnica e nível de complexidade. Por exemplo, o Gumboot, o Stepping e o Hambone.

     O Gumboot é uma dança de origem africana que utiliza percussão nas botas e galochas que eram utilizadas por trabalhadores em minas de ouro. 

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

O Stepping, estilo americano, além de passos e palmas, é composto por gritos de guerra. 

Disponível em < https://www.flickr.com/photos/lesliesciencenaturecenter/6183021002 > Acesso em 07, nov. 2022.

O Hambone é uma técnica inventada pelos escravos americanos do século XIX. 

Na cultura brasileira, diferentes tipos de percussão corporal podem ser encontrados nos Trupés de Coco, Catira, nos Torés indígenas, etc.

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

Vale lembrar que a percussão corporal não surgiu recentemente. Existia desde a época dos primeiros seres humanos, que utilizavam o corpo para imitar os sons da natureza e dos animais. Com o tempo foi se aperfeiçoando e melhorando suas técnicas sonoras. 

Os escravos também já utilizavam a percussão corporal para a produção de sons como meio de comunicação entre eles, pois não podiam usar nenhum tipo de instrumento musical. Eles usavam técnicas como leves tapas no peito, coxas e pernas, combinados com batidas dos pés no chão e palmas.

Na atualidade, Barbatuques se tornou um dos principais grupos de percussão corporal que utilizam o próprio corpo como instrumento musical.

Corpo: instrumento musical

Grupo Barbatuques

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

Barbatuques é um grupo musical paulistano formado por 13 integrantes. Foi fundado em 1995 e o nome do grupo vem do sobrenome do seu idealizador, o artista Fernando Borba. No decorrer de sua trajetória, Fernando realizou pesquisas e criações explorando timbres e procedimentos criativos em experiências coletivas e individuais com alguns amigos que, como ele, estudavam música, culminando numa abordagem da música corporal. Atualmente pesquisa e desenvolve a partir das experiências dos próprios integrantes do grupo, suas composições, técnicas de percussão corporal, percussão vocal e improvisação musical. 

O grupo Barbatuques utiliza as onomatopeias – formações de palavras que expressam sons. São classificadas como uma associação ao som, porém não de forma rígida, na sua maioria, pois cada um pode interpretar o som e escrever um conjunto de letras que se aproxime dele. Veja o exemplo,

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

           […]                         

          Tum Pá

          Tum Pá Tum

          Pá Tum

          Pá Tum Pá

(Trecho da música “Tum Pá” – Canção de Barbatuques)

Fonte: Musixmatch Compositores: Lu Horta

Suas músicas são repletas de ritmos e timbres extraídos do corpo dos artistas, que criam sons com assobios, estalos dos dedos, efeitos sonoros com a boca, com batidas em partes do corpo, sapateado, canto, etc.

Sua forma inovadora de fazer música e as inúmeras possibilidades de extrair os sons do corpo tornaram o grupo Barbatuques reconhecido no meio artístico, tanto no Brasil quanto no mundo como uma estética contemporânea. 

Disponível em Pinterest. Acesso em 07, nov. 2022.

Se tornaram, ainda, uma importante ferramenta educacional cada vez mais utilizada em escolas brasileiras, pela facilidade de aplicação, simplicidade e baixo custo para as instituições, pois o grupo propõe atividades que desenvolvem a criatividade, a coordenação psicomotora, a percepção de si mesmo e do outro.

Barbatuques percorre o Brasil e o exterior com uma agenda regular de shows e oficinas em empresas, escolas, fundações culturais, instituições educacionais e grandes eventos.

​ Entre os trabalhos mais recentes, destacam-se a participação na trilha sonora do filme “Rio 2”, trilha sonora do premiado filme “O Menino e o Mundo” e atuou na coordenação e preparação de todo o elenco da Rede Globo para o vídeo-clipe “Um Novo Tempo”, a tradicional mensagem de fim de ano da emissora.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

  • Você considera importante ter aulas de música na escola?
  • Na sua escola tem aulas de música?

QUESTÃO 2

Corpo Sonoro

Ao explorar nosso corpo como um instrumento musical, podemos criar a partir dos saberes sobre o som, o corpo, a percussão e a música. 

Atividade 1: Pesquise sobre os artistas ou grupos musicais, como Barbatuques por exemplo, que desenvolve a percussão corporal como essência do seu trabalho e explore movimentos e sequências sonoras no seu próprio corpo.

Depois de pesquisar e experimentar os sons que o seu corpo pode fazer é hora de criar música. 

Atividade 2: Faça registros para cada tipo de som pesquisado como se fosse uma partitura. Exemplos: duas batidas nas coxas, um assobio longo, uma batida no peito, um estalo de dedos, uma palma, três batidas de pés etc.

Explore os movimentos e procure fazer outras experiências com sequências sonoras.

SAIBA MAIS – ARTE – DANÇA – VIDEODANÇA

Canal: Eurim Pablo – Arte Educação – Saiba Mais – Arte – Percussão Corporal com o Prof. Griff Roney. Disponível em: https://youtu.be/uvfLFR7SdsM Acesso em 17, nov. 2022.

Canal: Bruno Fischer – Experimentando a percussão corporal FTD Disponível em: https://youtu.be/6KmqeFmmcYA
Acesso em 17, nov. 2022.

Canal: Taque Tique Tá – Tum Tum Tum iniciante Disponível em: https://youtu.be/90BTBNlzNCU Acesso em 17, nov. 2022.

Canal: João San – Percussão Corporal: mil e uma possibilidade sonora. Disponível em: https://youtu.be/tAG-AgTdYRc
Acesso em 17, nov. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade -Música
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0866) Experimentar e explorar de sons vocais e corporais empregando-os individualmente ou em grupo, em criações e interpretações.
ReferênciasLOPES, N.F.C. A música no desenvolvimento da leitura e escrita na educação infantil. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional), Curso de Pós-graduação em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, Osasco, 2014.
MICHELON, A. S. Percussão corporal: uma proposta didática a partir do ensino criativo de Murray Schafer. Trabalho de Conclusão de Conclusão–Licenciatura em Arte-Educação. Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO. Guarapuava, 2011.
SIMÃO, J.P. Música corporal e o corpo do som: um estudo dos processos de ensino da percussão corporal do Barbatuques. Dissertação (Mestrado) em Educação. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2013.