You are currently viewing Arte – Música – Gêneros Musicais

Arte – Música – Gêneros Musicais

Esta proposta de atividade de ARTE – MÚSICA é destinada aos estudantes da 7ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Gênero musical é um termo usado para representar a diversidade cultural de estilos, tipos ou categorias de música e as características específicas que cada um deles possui.

O Brasil é um país diverso e heterogêneo culturalmente e apresenta distintos gêneros musicais (Axé, Forró, Funk, Hip Hop, MPB, Pagode, Rap, Reggae, Rock, Samba, Sertanejo, dentre outros). 

Os gêneros musicais são influenciados por aspectos sociais, culturais, econômicos, políticos e históricos associados aos contextos em que desenvolvem dependendo da região, acumulando uma infinidade de elementos e tradições responsáveis por criar a sua própria identidade.

Nesse cenário podemos citar o estado de Goiás, que tem a música difundida no restante do país com destaque para seu estilo sertanejo: raiz, moda de viola e universitário. Mas, ao contrário do que muitos pensam, a cultura goiana é o conjunto de manifestações artístico-culturais, demarcando cada vez mais a representatividade diversificada de estilos e ritmos que vão além desse estereótipo sertanejo.

Têm incorporado à cultura musical, adeptos para outros estilos e ritmos, como a música MPB, as rodas de samba, as apresentações de chorinhos, o Hip Hop e o cenário alternativo do rock, amplamente divulgados por festivais goianos de música como o “Bananada”, “Vaca Amarela” e “Goiânia Noise”. 

Goiânia Noise é um festival de rock alternativo independente mais duradouro de Goiás e considerado um dos mais importantes festivais do Brasil, pois conta com a participação de várias gerações, linguagens e estilos que garantem um panorama do atual cenário do rock independente do país. 

Abre espaço para bandas locais se apresentarem e ganharem projeção no cenário musical, como é o caso da banda goiana Caboclo Roxo.

Foto: Gustavo Moura – Acervo Pessoal
Foto: Gustavo Moura – Acervo Pessoal

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Quais os gêneros musicais você costuma ouvir? 

Qual o seu preferido? E o preferido dos seus familiares?

Na sua cidade qual é o principal gênero musical ouvido?

Você concorda que os sons que ouvimos formam o nosso repertório cultural musical?

QUESTÃO 2

Atividade 1: Pesquise se há grupos musicais ou cantores em seu bairro ou cidade e identifique qual o seu estilo musical. 

Atividade 2: Escreva um texto para registrar as informações obtidas e compartilhe com seus amigos.

Atividade 3: Que tal organizar um sarau com os colegas para mostrar suas escolhas musicais e conversarem sobre a pesquisa realizada? Aproveite e convide os artistas para participar desse momento e assim divulgar o trabalho musical.

SAIBA MAIS – ARTE

https://www.youtube.com/watch?v=Qwk0V-Uk268&t=16s

Caboclo Roxo | Terça no Teatro | 10/08/2021 • 20h Canal – Teatro SESI – Goiânia.

Entrevista com a Banda Caboclo Roxo. Canal – Eurim Pablo – Arte Educação

Clipe – Banda Caboclo Roxo. Música – Pelas Verdades. Canal Eurim Pablo – Arte Educação

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade – Música
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0754) Desenvolver e qualificar a apreciação musical, possibilitando analisar, articular e compreender os aspectos constitutivos da música.
(EAJAAR0755) Acessar e apreciar criticamente o acervo musical construído pela humanidade em diferentes tempos e espaços.