You are currently viewing ARTE – Grafite arte urbana

ARTE – Grafite arte urbana

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Artes Visuais a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Nesta aula vamos refletir sobre a arte urbana com ênfase no grafite.


ARTE | 5ª SÉRIE | EJA | PROF.: EURIM PABLO

 https://pixabay.com/images/id-4596511/

O Grafite, como parte da cultura Hip-Hop,  é um meio de expressão social e de comunicação específica, geralmente realizada por jovens, num determinado suporte. É realizado com várias cores e com traços que o identificam, diferenciando-o de outras expressões visuais. Durante muito tempo visto como um tema irrelevante ou simples contravenção, atualmente o grafite já adquiriu outro estatuto.  É visto como uma forma de expressão inserida no campo das artes visuais, em particular, da street art ou arte urbana. Todavia ainda há quem não concorde e confunda o grafite com pichação.


O grafite, como antecessor e precursor da street art, então é também ele uma forma primitiva de Arte Pública. O fato de trabalhar com pseudónimos dá aos seus artistas uma liberdade sem limites. Estas formas de comunicação efémeras têm que ser lidas, processadas e apreciadas rapidamente pois a qualquer instante podem ser limpas da parede. Estamos perante um movimento em constante mutação e energia criativa imparável num fluxo global de conexão e comunicação.


Se Arte Pública é considerada aquela que é praticada no exterior, em oposição à que se desenvolve em gabinetes e ateliers e para ser contemplada em museus e galerias. Então, o grafite e a street art são Arte Pública porque são manifestações de atividades artísticas que utilizam o público como a gênese e o assunto para analisar. O grafite procura comunicar com o público na cidade, retratar os seus anseios e as suas preocupações. A street art analisa temas atuais, polêmicos, sociais, culturais e políticos; outras vezes assume somente um carácter lúdico.


A Arte Urbana faz parte da cultura visual contemporânea, tendo evoluído e alastrado por todo o mundo, muito graças às novas tecnologias de informação. Existem também os “writers” (escritores) que preferem escrever nas paredes, pois as mensagens chegam a mais pessoas.  Artistas como Fairey e Banksy têm contribuído para elevar a Arte Urbana, tentando mudar a percepção do público sobre esta forma de arte, de vandalismo para um movimento artístico que vale a pena preservar.


Atividade:

A nossa atividade de hoje será prática. Quero que escolha uma base, não necessariamente precisa ser um papel, pode ser uma porta de armário ou um móvel que esteja abandonado (que não esteja mais em uso e que você possa grafitar nele) pegue o material que você tem em casa, pode ser lápis de cor, giz de cera, tinta guache, dentre outros. Pesquise mais imagens de grafite e crie o seu próprio grafite, lembre-se que o grafite usa e abusa dos  temas atuais, polêmicos, sociais, culturais e políticos.


Relembrando!

  • Grafite meio de expressão
  • Street Art – Arte Pública
  • “Writers” (escritores)

Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0502) Identificar e explorar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações.


Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 5ª e 6ª séries -Ed. Escala Educacional.