You are currently viewing ARTE – Arte e Cultura: Teatro de bonecos

ARTE – Arte e Cultura: Teatro de bonecos

Olá estudante! Esta aula de ARTE com a temática – Língua Portuguesa e Teatro é destinada à  8ª SÉRIE da EJA. E está disponível juntamente com a proposta de atividades.


Hoje, você vai assistir a um vídeo que conta a história de Maria, uma atriz e cantora do grupo de teatro de bonecos chamado “Carroça de Mamulengos”. E esse grupo tem uma curiosidade: ele é formado por todas as pessoas da família de Maria: pai, mãe, irmãos e até a filha dela, que tem apenas dois anos.

Você conhece algum teatro de bonecos? Você sabe como ele é feito?  Já assistiu a algum espetáculo desse tipo? Você sabe o que quer dizer mamulengo? 

Que tal descobrir um pouco da história dessa atriz e, ainda, aprender sobre essa arte milenar do teatro de bonecos, que encanta e diverte as pessoas por onde passa?

Durante o vídeo, tente descobrir, afinal, tudo o que essa companhia faz em seus espetáculos! Eles só trabalham com os bonecos? O que para essa família é arte? 

Minha Rua | 2ª Temporada | Episódio 02: Maria Gomide https://www.youtube.com/watch?v=TFcawa1OK5E

Quais outras manifestações artísticas e culturais você conhece que representam a cultura brasileira? No lugar onde você mora há alguma manifestação que seja típica dessa região? Qual? Como ela se caracteriza?

Ao assistir ao vídeo sobre a companhia Carroça de Mamulengos, você viu que os bonecos são centrais nos espetáculos da trupe. Que tal convidar seus amigos para confeccionar alguns bonecos e montar um pequeno espetáculo? Lembre-se: vocês também vão ter de escrever uma história que será contada pelos personagens bonecos! Topa o desafio?


Para saber mais

Acesse estes links/vídeo/livro….

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=715

https://www.encontroteca.com.br/grupo/45/cia-carroca-de-mamulengos

https://www.visitbrasil.com/pt/blog/as-tradicoes-culturais-que-fazem-do-brasil-um-lugar-unico.html


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Habilidade(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
Ficha Técnica
Título: Minha Rua: Temp. 2015 | Ep. 2 Maria Gomide/MG
Parceiro realizador:  Canal Futura
Duração: 27
http://www.futuraplay.org/video/maria-gomidemg/59732/