You are currently viewing Arte/Dança – Produtor Cultural e Artístico

Arte/Dança – Produtor Cultural e Artístico

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Print do vídeo. Disponível em: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/biblioteca_virtual/conectarte-danca-grupo-nomades-de-danca-parte-ii/ . Acesso em 12, mar. 2024.

PRODUTOR ARTÍSTICO E CULTURAL

O papel de um produtor cultural pode variar dependendo do contexto e da indústria em que estão trabalhando, geralmente inclui uma variedade de responsabilidades relacionadas à criação, organização e promoção de eventos, projetos e atividades culturais.

Vamos conhecer algumas das funções típicas de um produtor cultural.

Concepção e planejamento de eventos

O produtor cultural muitas vezes é responsável por conceber e planejar eventos culturais, como exposições de arte, festivais de música, peças de teatro, entre outros. Isso inclui determinar o tema, o formato, o local e os recursos necessários.

Gerenciamento de projetos

Eles coordenam todas as etapas do projeto, desde o desenvolvimento da ideia até a sua execução, garantindo que os prazos sejam cumpridos e que o orçamento seja respeitado.

Negociação e gestão de parcerias

Os produtores culturais frequentemente precisam estabelecer parcerias com artistas, patrocinadores, fornecedores e outras organizações relevantes. Isso pode envolver negociações contratuais e a gestão de relacionamentos.

Logística

Eles lidam com questões logísticas, como reserva de espaços, contratação de equipamentos e serviços, transporte, segurança e outras necessidades operacionais.

Marketing e promoção

Os produtores culturais são responsáveis por promover os eventos e projetos que organizam, utilizando estratégias de marketing, publicidade e relações públicas para atrair público e garantir o sucesso do evento.

Angariação de fundos

Em muitos casos, os produtores culturais precisam buscar financiamento para seus projetos, seja por meio de subsídios governamentais, patrocínios corporativos, doações individuais ou outras fontes de financiamento.

Gestão de equipe

Eles podem liderar uma equipe de profissionais, incluindo artistas, técnicos, voluntários e outros colaboradores, garantindo que todos trabalhem juntos de forma eficiente para alcançar os objetivos do projeto.

O produtor cultural desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e das artes, trabalhando nos bastidores para criar experiências significativas e inspiradoras para o público. Suas responsabilidades abrangem desde a concepção e planejamento até a execução e promoção de eventos culturais diversos.

QUESTÃO 1

Descreva duas etapas envolvidas no processo de organização de uma mostra de dança como produtor cultural.

QUESTÃO 2

Explique a importância da gestão de parcerias para um produtor cultural.

QUESTÃO 3

Uma das principais responsabilidades de um produtor cultural é

(A) o gerenciamento de redes sociais.

(B) o desenvolvimento de software.

(C) a produção de alimentos.

(D) a concepção e planejamento de eventos.

QUESTÃO 4

Os produtores culturais geralmente financiam seus projetos

(A) vendendo produtos eletrônicos.

(B) pedindo doações de roupas.

(C) buscando financiamento através de patrocínios, subsídios e doações.

(D) construindo casas.

Saiba Mais

Para saber mais sobre o papel de um Produtor Cultural, nós do Programa Conexão Escola do Quadro ConectARTE convidamos o Produtor Cultural e Artístico do Nômades Grupo de Dança, Jayme Marques para falar sobre o assunto.

Assista ao vídeo e descubra mais sobre esse profissional da arte.

ConectARTE: Dança – Grupo Nômades de Dança – Parte II

O vídeo está disponível em:

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0516) Identificar e compreender as diferentes formas de constituição e trabalho do artista da dança, entre elas: bailarino, coreógrafo, diretor, dançarino, brincante, ensaísta, performer, artista de rua, dentre outros
Referências:ALLEN, Johnny [et al.]. Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.
AVELAR, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção e gestão cultural. Belo Horizonte: Duo Editorial, 2008.
MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing Cultural: das práticas à teoria. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2005.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais: técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
BRANT. Leonardo. Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras, 2002.
NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.