You are currently viewing Arte/Dança – Performances Culturais e a Dança

Arte/Dança – Performances Culturais e a Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ee/20%C2%BA_Encontro_Estadual_dos_Maracatus_de_Baque_Solto_-_Carnaval_2010_%284367517237%29.jpg/800px-20%C2%BA_Encontro_Estadual_dos_Maracatus_de_Baque_Solto_-_Carnaval_2010_%284367517237%29.jpg?20151128220553 Acesso em: 31, out. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

No seu entendimento o que seriam as Performances Culturais?

E as Performances Culturais em Dança?

Performances Culturais

As performances culturais são manifestações artísticas que desempenham um papel fundamental na expressão e preservação das tradições, valores e identidade de uma sociedade. Essas apresentações transcendentais podem assumir uma infinidade de formas, desde danças folclóricas e rituais religiosos até teatro, música, pintura e muito mais. Elas desempenham um papel vital na conexão entre as gerações, na comunicação de narrativas culturais e na celebração da diversidade e riqueza das culturas ao redor do mundo.

Imagem 2: Disponível em: https://pxhere.com/pt/photo/1526081?utm_content=shareClip&utm_medium=referral&utm_source=pxhere Acesso em: 31, out. 2023.

Performances Culturais e a Dança

Uma das formas mais reconhecíveis de performance cultural é a dança. Ela pode variar desde o flamenco apaixonado da Espanha até o balé clássico da Rússia, passando pela capoeira vigorosa do Brasil e o haka imponente da Nova Zelândia. A dança não é apenas uma expressão artística, mas também uma maneira de contar histórias, transmitir emoções e reforçar tradições. Em muitas culturas, a dança é uma parte intrínseca de cerimônias e festivais que marcam momentos importantes da vida.

Imagem 3: Disponível em: Paulo Guereta from São Paulo, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons Acesso em: 31, out. 2023.

Performances Culturais e o Teatro

O teatro também desempenha um papel significativo nas performances culturais. O teatro tradicional japonês, como o Noh e o Kabuki, incorpora elementos estilizados, figurinos elaborados e histórias antigas que ilustram os valores e mitologia japonesa. Enquanto isso, o teatro de sombras na Indonésia é uma forma única de contar histórias usando silhuetas projetadas em uma tela. Através do teatro, as culturas conseguem explorar suas crenças, dilemas e realizações de uma maneira que envolve e cativa o público.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/ehZScB lensonjapan Acesso em: 31, out. 2023.

Performances Culturais e a Música

A música é outra forma poderosa de performance cultural. Ela pode variar de música clássica indiana, com suas complexas estruturas rítmicas e melodias, ao jazz americano, com sua improvisação criativa, passando pela música tradicional africana, que incorpora instrumentos únicos e ritmos contagiantes. A música é uma linguagem universal que transcende barreiras e conecta pessoas em todo o mundo, permitindo a transmissão de histórias, emoções e tradições.

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/29Xo467 Acesso em: 31, out. 2023.

Performances Culturais e as Artes Visuais

A pintura e as artes visuais também desempenham um papel importante nas performances culturais. As pinturas rupestres antigas nos contam histórias sobre as sociedades pré-históricas, enquanto as obras de grandes artistas, como Leonardo da Vinci e Frida Kahlo, refletem as épocas e os contextos em que viveram. A arte visual pode ser usada para expressar a espiritualidade, a política, a identidade cultural e as lutas sociais.

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/nqnTJE Acesso em: 31, out. 2023.

Performances Culturais e as Festividades

Além disso, as performances culturais desempenham um papel fundamental em festivais e celebrações. Festivais como o Carnaval no Brasil, o Diwali na Índia e o Ano Novo Chinês são repletos de performances culturais que celebram a identidade e a herança de uma comunidade.

Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/2ojziuX Acesso em: 31, out. 2023.

Performances Culturais e o Comércio

No entanto, é importante destacar que as performances culturais não estão isentas de desafios. Às vezes, elas podem ser apropriadas ou comercializadas de maneira que desrespeite sua autenticidade e significado cultural. Portanto, é vital que as performances culturais sejam respeitadas, preservadas e apresentadas de forma sensível e respeitosa.

Imagem 8: Disponível em: https://goianiaurgente.com.br/wp-content/uploads/2023/01/feiraaaaaaaaa.jpg Acesso em: 31, out. 2023.

Papel das Performances Culturais

As performances culturais desempenham um papel vital na celebração da diversidade e na preservação das tradições em todo o mundo. Elas transcendem fronteiras, conectam pessoas e contam histórias que são essenciais para a compreensão e apreciação das diferentes culturas que enriquecem nosso planeta.

QUESTÃO 1

O que são as Performances Culturais?

QUESTÃO 2

O que são Performances Culturais em Dança?

QUESTÃO 3

De acordo com o texto é através do teatro que as culturas conseguem explorar suas

( A ) acessibilidades.

( B ) capacidades de contar histórias.

( C ) crenças, dilemas e realizações

( D ) propostas meticulosamente planejada.

QUESTÃO 4

A música é uma linguagem universal que transcende barreiras e conecta pessoas em todo o mundo, permitindo

( A ) a apreciação simples.

( B ) simplesmente o estudo das técnicas musicais.

( C ) apresentações somente em espaços dedicados a ela.

( D ) a transmissão de histórias, emoções e tradições.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0602) Ampliar a experiência estética em dança a partir do estudo e exploração de áreas como: performance, teatro, vídeo-dança, tecnologias de informação e comunicação, animação, cinema, musicais e dentre outros, identificando tais elementos na produção goiana em dança
Referências:CAMARGO, Robson Corrêa de. Milton Singer e as performances culturais: um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Revista Karpa, n. 6, Los Angeles, 2013.
GARAUDY, Roger. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
GUARATO, Rafael. La crisis como condición par el acontecimento como condición par el acontecimento de arte. Disponível em: <http://www.sendemaeditarial/deforma e cultura on line>. Acesso em: 26 out. 2023.
SCHECHNER, Richard. 2006. “O que é performance?”. In: Performance studies: na introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.