Esta proposta de atividade de ARTE – DANÇA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A técnica de pensar e a ação dos movimentos possuem diversos aspectos, um destes aspectos pode ser desenvolvido no ensino da dança e são norteados pelos FATORES DO MOVIMENTO. São eles:
- PESO
- ESPAÇO
- TEMPO
- FLUÊNCIA
Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação. Todos os seres humanos têm uma forma de lidar com o espaço, um ritmo ao falar ou se mexer (tempo), uma intensidade ao pegar nas coisas ou nas pessoas (peso) e uma maneira mais contida e/ou livre de expressar este espaço, peso e tempo que é o fator fluência.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
- Quando você pensa em dança, que imagens vêm à sua mente?
- Quais danças você conhece?
- O que elas têm em comum?
- O que têm de diferente?
QUESTÃO 2
- Cite um estilo de dança rápida:
- Cite um estilo de dança lenta:
- Cite um estilo de dança mais livre:
- Cite um estilo de dança mais controlada:
QUESTÃO 3
Assista a um vídeo de dança, de sua escolha, escolha um pequeno trecho dessa coreografia e tente perceber os fatores do movimento e as qualidades desses movimentos.
Sobre o fator peso: Se a movimentação lhe parece leve ou pesada.
Sobre o fator tempo: Se a movimentação lhe parece lenta ou rápida.
Sobre o fator espaço: Se a movimentação lhe parece mais direta/retilínea ou arredondada/curvilínea.
Sobre o fator Fluência: Se a movimentação lhe parece mais fluida/livre ou mais controlada.
QUESTÃO 4
- O que é Dança Contemporânea?
- Quais as características da Dança Contemporânea?
- Você conhece algum bailarino de Dança Contemporânea?
- E conhece algum grupo de Dança Contemporânea?
QUESTÃO 5
Atividade 1
Crie uma sequência de movimentos de sua escolha e repita várias vezes essa mesma sequência, até que você a decore.
Atividade 2
Se for possível grave essa sequência em um celular ou realize a sequência em frente a um espelho e observe:
- Os fatores do movimento presentes na sua sequência: Existe o fator peso? o fator tempo? o fator espaço? e o fator fluência?
Atividade 3
Agora que você já sabe quais fatores estão presentes na sua sequência, perceba as qualidades desses movimentos:
- Se o movimento é (fator peso) leve ou pesado;
- Se o movimento é (fator tempo) rápido ou lento;
- Se o movimento é (fator espaço) curvilíneo ou retilíneo;
- Se o movimento é (fator fluência) livre ou controlado.
SAIBA MAIS – ARTE
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:
Componente Curricular | Arte – Modalidade – Dança |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAAR0833) Identificar e compreender criticamente o campo das práticas e de produção em dança nas suas diferentes dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética. (EAJAAR0834) Confrontar e perceber de forma ampla os elementos estruturais e estéticos presentes na cena contemporânea da arte, ressaltando a produção em dança e suas características sob a ótica da Arte/Dança Contemporânea. |