You are currently viewing Arte – Dança – Pensamento/Movimento e Dança Contemporânea

Arte – Dança – Pensamento/Movimento e Dança Contemporânea

Esta proposta de atividade de ARTE – DANÇA é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

A técnica de pensar e a ação dos movimentos possuem diversos aspectos, um destes aspectos pode ser desenvolvido no ensino da dança e são norteados pelos FATORES DO MOVIMENTO. São eles:

  • PESO
  • ESPAÇO
  • TEMPO
  • FLUÊNCIA

Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação. Todos os seres humanos têm uma forma de lidar com o espaço, um ritmo ao falar ou se mexer (tempo), uma intensidade ao pegar nas coisas ou nas pessoas (peso) e uma maneira mais contida e/ou livre de expressar este espaço, peso e tempo que é o fator fluência.

Vamos responder algumas questões?

QUESTÃO 1

  • Quando você pensa em dança, que imagens vêm à sua mente?
  • Quais danças você conhece?
  • O que elas têm em comum?
  • O que têm de diferente?

QUESTÃO 2

  • Cite um estilo de dança rápida:
  • Cite um estilo de dança lenta:
  • Cite um estilo de dança mais livre:
  • Cite um estilo de dança mais controlada:

QUESTÃO 3

Assista a um vídeo de dança, de sua escolha, escolha um pequeno trecho dessa coreografia e tente perceber os fatores do movimento e as qualidades desses movimentos.

Sobre o fator peso: Se a  movimentação lhe parece leve ou pesada.

Sobre o fator tempo: Se a movimentação lhe parece lenta ou rápida.

Sobre o fator espaço: Se a movimentação lhe parece mais direta/retilínea ou arredondada/curvilínea.

Sobre o fator Fluência: Se a movimentação lhe parece mais fluida/livre ou mais controlada.

QUESTÃO 4

  • O que é Dança Contemporânea?
  • Quais as características da Dança Contemporânea?
  • Você conhece algum bailarino de Dança Contemporânea?
  • E conhece algum grupo de Dança Contemporânea?

QUESTÃO 5

Atividade 1

Crie uma sequência de movimentos de sua escolha e repita várias vezes essa mesma sequência, até que você a decore.

Atividade 2

Se for possível grave essa sequência em um celular ou realize a sequência em frente a um espelho e observe:

  • Os fatores do movimento presentes na sua sequência: Existe o fator peso? o fator tempo? o fator espaço? e o fator fluência?

Atividade 3

Agora que você já sabe quais fatores estão presentes na sua sequência, perceba as qualidades desses movimentos: 

  • Se o movimento é (fator peso) leve ou pesado;
  • Se o movimento é (fator tempo) rápido ou lento;
  • Se o movimento é (fator espaço) curvilíneo ou retilíneo;
  • Se o movimento é (fator fluência) livre ou controlado.

SAIBA MAIS – ARTE

Saiba Mais – Arte – Dança – Fatores do Movimento. Laban.
Canal Eurim Pablo Arte – Educação.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade – Dança
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0833) Identificar e compreender criticamente o campo das práticas e de produção em dança nas suas diferentes dimensões: cultural, social, política, histórica, estética e ética.
(EAJAAR0834) Confrontar e perceber de forma ampla os elementos estruturais e estéticos presentes na cena contemporânea da arte, ressaltando a produção em dança e suas características sob a ótica da Arte/Dança Contemporânea.