Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em:https://flic.kr/p/GPAvS e https://flic.kr/p/6t2VWh Acesso em 29, abr. 2024.
PARALELO: ARTE E DANÇA CONTEMPORÂNEAS
Na confluência entre a efervescência da arte contemporânea e a expressividade da dança contemporânea, surge um terreno fértil para a exploração criativa e a inovação estética. Ambas as formas de expressão, em sua natureza intrinsecamente experimentais, desafiam as fronteiras convencionais, convidando o espectador a mergulhar em um universo de possibilidades artísticas sem limites predefinidos.
ARTE CONTEMPORÂNEA
A arte contemporânea, com sua diversidade de mídias, técnicas e abordagens, rompe com a tradição ao desafiar o espectador a questionar e reinterpretar o conceito de arte. Desde instalações multimídia até performances provocativas, a arte contemporânea abre espaço para a experimentação, a crítica social e a reflexão pessoal, desafiando as normas estabelecidas e incentivando a pluralidade de interpretações.
Exemplo de uma arte contemporânea
Imagem 2: Disponível em:https://flic.kr/p/ipBca7 Museo Carlo Zauli. Acesso em 29, abr. 2024.
DANÇA CONTEMPORÂNEA
A dança contemporânea transcende as fronteiras do movimento tradicional, incorporando elementos de improvisação, interação com o espaço e uma vasta gama de estilos e técnicas. Longe das convenções rígidas da dança clássica, a dança contemporânea é uma celebração da liberdade expressiva, onde o corpo se torna o meio através do qual se exploram emoções, ideias e conceitos abstratos.
Exemplo de uma dança contemporânea
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/6mSmgE Acesso em 29, abr. 2024.
OBJETIVO COMUM
Essas duas formas de expressão, embora distintas em sua manifestação, compartilham um objetivo comum: desafiar as percepções estabelecidas e estimular o diálogo. Através da experimentação e da ruptura com o status quo, tanto a arte contemporânea quanto a dança contemporânea buscam inspirar uma nova forma de ver e entender o mundo ao nosso redor.
PARALELO
Ao explorar o paralelo entre arte contemporânea e dança contemporânea, revela-se uma interseção fascinante onde o corpo se torna a própria obra de arte. Coreografias inovadoras se fundem com instalações imersivas, criando experiências estéticas que desafiam as noções tradicionais de espaço, tempo e movimento. Nesse espaço liminar, o espectador é convidado a participar ativamente da obra, mergulhando em um universo sensorial onde a fronteira entre o observador e o observado se dissolve.
QUESTÃO 1
Explique como a arte contemporânea e a dança contemporânea podem desafiar as percepções do público.
QUESTÃO 2
Como a interseção entre arte contemporânea e dança contemporânea pode enriquecer a experiência estética?
QUESTÃO 3
Uma característica comum entre a arte contemporânea e a dança contemporânea é
( A ) o uso exclusivo de técnicas clássicas.
( B ) o foco na reprodução de formas artísticas tradicionais.
( C ) a experimentação e ruptura com convenções estabelecidas.
( D ) a ausência de interação com o público.
QUESTÃO 4
Um aspecto em que a dança contemporânea se diferencia da dança tradicional é
( A ) a rigidez nas formas de movimento.
( B ) a limitação ao uso de música clássica.
( C ) a incorporação de elementos de improvisação e experimentação.
( D ) a ausência de narrativa ou expressão emocional.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAAR0834) Confrontar e perceber de forma ampla os elementos estruturais e estéticos presentes na cena contemporânea da arte, ressaltando a produção em dança e suas características sob a ótica da Arte/Dança Contemporânea. |
Referências: | BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos; CUNHA, Fernanda Pereira da. A abordagem triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010. BASBAUM, Ricardo (org.). Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções estratégicas. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001. BRITO, Ronaldo. O Moderno e o Contemporâneo (o novo e o outro novo). In: BRITO, Ronaldo; LIMA, Sueli de (org.). Experiência Crítica. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2005. KATZ, Helena Tania. Um, Dois, Três: A Dança é Pensamento do Corpo. Belo Horizonte: Helena Katz, 2005. MARQUES, Isabel. O ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. |