You are currently viewing Arte – Dança – CACURIÁ

Arte – Dança – CACURIÁ

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

D:\Usuário_SSD\DELL\Documents\SME\NEC\NEC 2024\Arquivos aulas 2023 e 2024\Postagens Revisadas 2023\6ª Série\Aula 08 - Cacuriá\Capa ok (3).png

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/3cFVGP Maíra Soares. Acesso em: 21, mar. 2024.

CACURIÁ

O Cacuriá, também conhecido como Cacuriá de Dona Tetê, é uma expressão cultural emblemática do Maranhão, enraizada na tradição folclórica do estado. Apesar de ter se firmado como parte integrante do rico folclore brasileiro, sua origem remonta a não mais que quarenta anos. Esta dança é tradicionalmente apresentada durante a celebrada Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações culturais mais significativas do Maranhão

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/fb7Sy Roberto Tietzmann. Acesso em: 21, mar. 2024. 

O CACURIÁ NA FESTA DO DIVINO

A Festa do Divino, marcada para o dia de Pentecostes, sete semanas após a Páscoa, é uma celebração que rememora o momento em que, segundo a tradição cristã, o Espírito Santo desceu sobre os doze apóstolos. Apesar de sua base cristã, a festividade no Maranhão é profundamente sincrética, combinando elementos do catolicismo com influências das religiões africanas. Ao longo da celebração, diversas danças são executadas, incluindo o Tambor de Crioula e o Carimbó. O Cacuriá, introduzido após o Carimbó, se destaca como uma dança de caráter mais profano.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/5G5N41 Tatiana Reis. Acesso em: 21, mar. 2024.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/faYqH Roberto Tietzmann. Acesso em: 21, mar. 2024.

A DANÇA

A música e os passos do Cacuriá são conduzidos por ritmos vibrantes de caixas, acompanhados por uma ladainha entoada por um líder, seguida pelos participantes que respondem em coro, enquanto dançam. A dança ocorre em pares ou em formato de roda. As moças vestem blusas geralmente curtas e saias compridas rodadas, adornadas com flores, enquanto os rapazes usam coletes sobre camisas despidas e calças curtas. Ambos os gêneros dançam descalços, adicionando uma sensação de proximidade com a terra e a cultura local.

Música: JABUTI

Jabuti sabe ler, não sabe escrever.

Ele trepa no pau e não sabe descer

lê, lê, lê, lê, lê, lê

To entrando

Jabuti sabe ler, não sabe escrever

Ele trepa no pau e não sabe descer

lê, lê, lê, lê, lê, lê

To saindo.

QUESTÃO 1

Como a Festa do Divino no Maranhão demonstra uma combinação de elementos religiosos cristãos com influências das religiões africanas?

QUESTÃO 2

Descreva as características principais da dança Cacuriá durante a Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão.

QUESTÃO 3

Uma dança tradicionalmente apresentada durante a Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão é o

( A ) Tambor de Crioula.

( B ) Carimbó.

( C ) Cacuriá.

( D ) Samba.

QUESTÃO 4

A dança Cacuriá acontece no Maranhão, mais especificamente na

( A ) Festa Junina.

( B ) Caranaval.

( C ) Festa do Divino.

( D ) Natal.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0509) Compreender e ressignificar elementos estéticos presentes nas danças populares a partir de múltiplos olhares e papéis durante o processo de criação
Referências:ALVARENGA, Oneida (org.). ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia: Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória. 1982.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: 1954.
DELGADO, Ana Luiza de Menezes. “Só precisa rebolar?”: Performance e Dinâmica Cultural no Cacuriá Maranhense. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Pernambuco: UFPE  2005.