You are currently viewing Arte/Dança – O Corpo em Dança

Arte/Dança – O Corpo em Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/T6WYDu VIVADANÇA Acesso em 25, out. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

O que você responderia se eu te perguntasse:

Qual a sua relação com o seu corpo?

Qual a sua relação com o corpo do outro?

O CORPO EM DANÇA

A dança não se restringe apenas ao indivíduo que dança, mas também abraça a relação entre “o meu corpo” e “o corpo do outro”. Essa dinâmica é central na dança, abrindo portas para a empatia, a compreensão e a colaboração, e é o foco desta proposta de atividade.

A dança é uma linguagem artística que transcende os limites do corpo individual, conectando-o a um mundo de expressão, comunicação e interação. Neste contexto, o corpo humano se torna o veículo primordial para a manifestação de emoções, narrativas e ideias. A dança não se limita à simples execução de movimentos; ela amplia o conceito de corpo, transformando-o em uma linguagem.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/HmEXuk VIVADANÇA Acesso em 25, out. 2023.

O CORPO HUMANO

O corpo humano é um veículo multifacetado de expressão, comunicação e identidade. Para além de sua funcionalidade biológica, o corpo é um repositório de emoções, cultura e significado. A percepção e interpretação do corpo varia de acordo com a sociedade, contexto histórico e individualidade. O corpo é um espaço de constante transformação e autoconhecimento, sendo moldado por experiências, interações e atitudes.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/5SxdG Luigi Ledda Acesso em 25, out. 2023.

O MEU CORPO E O CORPO DO OUTRO

A dança é uma linguagem artística que coloca o corpo no centro do palco, explorando suas possibilidades de movimento, ritmo e expressão. O corpo em dança transcende as fronteiras físicas, comunicando narrativas, sentimentos e ideias de maneira única. A dança é um meio de conexão entre o eu e o mundo, entre o meu corpo e o corpo do outro. Através da dança, podemos explorar a empatia, a compreensão e a colaboração, unindo diferentes corpos em uma expressão coletiva.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/2gEEXEf VIVADANÇA Acesso em 25, out. 2023.

Proposta de Aula de Dança:

“O Meu Corpo e o Corpo do Outro”

OBJETIVO DA AULA

Esta aula tem como objetivo explorar a relação entre o corpo individual e o corpo coletivo na dança, promovendo a empatia, a interação e a comunicação não-verbal.

ESTRUTURA DA AULA

Parte 1: Aquecimento

(10 minutos)

Exercícios de alongamento e respiração para preparar o corpo.

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/cziTAs Cidade do Saber Camaçari Acesso em 25, out. 2023.

Parte 2: Exploração Individual

(15 minutos)

Cada aluno é convidado a dançar de forma livre, explorando seu corpo, movimentos e emoções. Cada um dança “consigo mesmo”.

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/9kgyAD Regina Favre Acesso em 25, out. 2023.

Parte 3: Interação

(20 minutos)

Os alunos formam duplas. Em cada dupla, um aluno dança enquanto o outro observa atentamente. O observador deve identificar as emoções e mensagens transmitidas pelo colega dançarino.

Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/sm24yE Acesso em 25, out. 2023.

Parte 4: Corpo Coletivo

(15 minutos)

Os alunos formam um círculo. Eles dançam juntos, respondendo ao movimento do colega ao lado. A ideia é criar uma coreografia improvisada em grupo.

Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/niYbiA Acesso em 25, out. 2023.

Parte 5: Discussão e Reflexão

(10 minutos)

Discussão em grupo sobre a experiência. Como se sentiram ao dançar individualmente? Como foi a experiência de observar o colega? Como se sentiram dançando em grupo?

Imagem 9: Disponível em: https://flic.kr/p/9kiAaY Acesso em 25, out. 2023.

QUESTÃO 1

Como você pensa que a dança pode promover a empatia e a compreensão entre as pessoas?

QUESTÃO 2

Como você pensa o corpo em dança?

QUESTÃO 3

O corpo humano é o veículo primordial para a manifestação de

(A) emoções, transportes e ideias.

(B) alimentação, narrativas e ideias.

(C) emoções, narrativas e ideias.

(D) emoções, narrativas e segurança.

QUESTÃO 4

A dança não se limita à simples execução de movimentos; ela amplia o conceito de corpo, transformando-o em uma

(A) coreografia.

(B) linguagem.

(C) aula.

(D) invenção.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0507) Ampliar as percepções e sensações bem como diferentes formas de orientação no espaço e tempo de movimento sobre o próprio corpo e o corpo do outro, explorar essa relação e identificar possibilidades de criação a partir dela
Referências:ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. Tradução de José Luís Mora Fuentes. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010.
______________. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Ed. Organizada por Lisa Ullmann; tradução de Ana Maria Barros de Vecchi e Maria Silvia Mourão Netto; São Paulo: Summus, 1978.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 4° ed. Petrópolis: Vozes, 2010.