Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/T6WYDu VIVADANÇA Acesso em 25, out. 2023.
AÇÃO REFLEXIVA
O que você responderia se eu te perguntasse:
Qual a sua relação com o seu corpo?
Qual a sua relação com o corpo do outro?
O CORPO EM DANÇA
A dança não se restringe apenas ao indivíduo que dança, mas também abraça a relação entre “o meu corpo” e “o corpo do outro”. Essa dinâmica é central na dança, abrindo portas para a empatia, a compreensão e a colaboração, e é o foco desta proposta de atividade.
A dança é uma linguagem artística que transcende os limites do corpo individual, conectando-o a um mundo de expressão, comunicação e interação. Neste contexto, o corpo humano se torna o veículo primordial para a manifestação de emoções, narrativas e ideias. A dança não se limita à simples execução de movimentos; ela amplia o conceito de corpo, transformando-o em uma linguagem.
Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/HmEXuk VIVADANÇA Acesso em 25, out. 2023.
O CORPO HUMANO
O corpo humano é um veículo multifacetado de expressão, comunicação e identidade. Para além de sua funcionalidade biológica, o corpo é um repositório de emoções, cultura e significado. A percepção e interpretação do corpo varia de acordo com a sociedade, contexto histórico e individualidade. O corpo é um espaço de constante transformação e autoconhecimento, sendo moldado por experiências, interações e atitudes.
Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/5SxdG Luigi Ledda Acesso em 25, out. 2023.
O MEU CORPO E O CORPO DO OUTRO
A dança é uma linguagem artística que coloca o corpo no centro do palco, explorando suas possibilidades de movimento, ritmo e expressão. O corpo em dança transcende as fronteiras físicas, comunicando narrativas, sentimentos e ideias de maneira única. A dança é um meio de conexão entre o eu e o mundo, entre o meu corpo e o corpo do outro. Através da dança, podemos explorar a empatia, a compreensão e a colaboração, unindo diferentes corpos em uma expressão coletiva.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/2gEEXEf VIVADANÇA Acesso em 25, out. 2023.
Proposta de Aula de Dança:
“O Meu Corpo e o Corpo do Outro”
OBJETIVO DA AULA
Esta aula tem como objetivo explorar a relação entre o corpo individual e o corpo coletivo na dança, promovendo a empatia, a interação e a comunicação não-verbal.
ESTRUTURA DA AULA
Parte 1: Aquecimento
(10 minutos)
Exercícios de alongamento e respiração para preparar o corpo.
Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/cziTAs Cidade do Saber Camaçari Acesso em 25, out. 2023.
Parte 2: Exploração Individual
(15 minutos)
Cada aluno é convidado a dançar de forma livre, explorando seu corpo, movimentos e emoções. Cada um dança “consigo mesmo”.
Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/9kgyAD Regina Favre Acesso em 25, out. 2023.
Parte 3: Interação
(20 minutos)
Os alunos formam duplas. Em cada dupla, um aluno dança enquanto o outro observa atentamente. O observador deve identificar as emoções e mensagens transmitidas pelo colega dançarino.
Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/sm24yE Acesso em 25, out. 2023.
Parte 4: Corpo Coletivo
(15 minutos)
Os alunos formam um círculo. Eles dançam juntos, respondendo ao movimento do colega ao lado. A ideia é criar uma coreografia improvisada em grupo.
Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/niYbiA Acesso em 25, out. 2023.
Parte 5: Discussão e Reflexão
(10 minutos)
Discussão em grupo sobre a experiência. Como se sentiram ao dançar individualmente? Como foi a experiência de observar o colega? Como se sentiram dançando em grupo?
Imagem 9: Disponível em: https://flic.kr/p/9kiAaY Acesso em 25, out. 2023.
QUESTÃO 1
Como você pensa que a dança pode promover a empatia e a compreensão entre as pessoas?
QUESTÃO 2
Como você pensa o corpo em dança?
QUESTÃO 3
O corpo humano é o veículo primordial para a manifestação de
(A) emoções, transportes e ideias.
(B) alimentação, narrativas e ideias.
(C) emoções, narrativas e ideias.
(D) emoções, narrativas e segurança.
QUESTÃO 4
A dança não se limita à simples execução de movimentos; ela amplia o conceito de corpo, transformando-o em uma
(A) coreografia.
(B) linguagem.
(C) aula.
(D) invenção.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0507) Ampliar as percepções e sensações bem como diferentes formas de orientação no espaço e tempo de movimento sobre o próprio corpo e o corpo do outro, explorar essa relação e identificar possibilidades de criação a partir dela |
Referências: | ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. Tradução de José Luís Mora Fuentes. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. GREINER, Christine. O corpo em crise: novas pistas e o curto-circuito das representações. São Paulo: Annablume, 2010. ______________. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. Ed. Organizada por Lisa Ullmann; tradução de Ana Maria Barros de Vecchi e Maria Silvia Mourão Netto; São Paulo: Summus, 1978. LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 4° ed. Petrópolis: Vozes, 2010. |