You are currently viewing Arte/Dança – Forró – Origem e Influências

Arte/Dança – Forró – Origem e Influências

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apresenta%C3%A7%C3%A3o_de_Forr%C3%B3_%282457955166%29.jpg Acesso em 22, abr. 2024.

FORRÓ

O forró é uma forma de arte típica do Nordeste do Brasil. Sua amplitude cultural permite que o termo “forró” tenha diversos significados, podendo referir-se ao ritmo musical, à dança característica e até mesmo à festividade na qual é praticado.

Imagem 2: Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Apresenta%C3%A7%C3%A3o_de_Forr%C3%B3_%282457923986%29.jpg    Acesso em: 22, abr. 2024.

ORIGEM

Sua origem remonta aos bailes populares do final do século XIX, conhecidos como “forrobodó”, “forrobodança” ou “forrobodão”. Naquela época, os pisos dos locais onde ocorriam essas festas eram geralmente não revestidos, feitos simplesmente de terra batida, exigindo que fossem umedecidos para evitar que a poeira se levantasse enquanto as pessoas dançavam, arrastando os pés para não levantar poeira, originando o termo “rastapé” ou “arrasta-pé”. Além disso, há semelhanças entre essa dança e o “toré”, uma celebração indígena na qual os participantes também arrastam os pés no chão em certos momentos rituais.

INFLUÊNCIAS

A influência de ritmos holandeses, portugueses e danças europeias de salão também é evidente no forró. Quanto à origem do nome “forró”, há várias hipóteses. Uma delas, proposta pelo historiador Câmara Cascudo, sugere que o termo derivou de “forrobodó”, que por sua vez teria origem no francês “faux-bourdon”, significando “desafinação”. Outra teoria, sem evidências históricas, sugere uma conexão com a expressão inglesa “for all”, (para todos) usada em convites para festas organizadas por engenheiros britânicos em Pernambuco.

Casais dançando o forró e os músicos com seus instrumentos.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/85UBHY Rodrigo A. Barreto. Acesso em: 22, abr. 2024.

O TERMO

Foi somente em 1950 que o termo “forró” se popularizou, impulsionado pelo sucesso de músicas como “Forró de Mané Vito” e “Forró no Escuro”, gravadas pelo cantor Luiz Gonzaga. Hoje, o forró é apreciado em todo o Brasil e comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento do icônico sanfoneiro.

A DANÇA

Quanto à dança, o forró é praticado em pares, em posição de abraço fechado, com os parceiros frente a frente, mantendo contato corporal total ou parcial.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/4K8qft As fotos da Virada! Rodrigo A. Barreto. Acesso em: 22, abr. 2024.

QUESTÃO 1

Qual é a origem da dança FORRÓ?

QUESTÃO 2

Quais foram as influências da dança FORRÓ?

QUESTÃO 3

O forró é uma forma de arte típica do

(A) Norte do Brasil.

(B) Nordeste do Brasil.

(C) Sul do Brasil.

(D) Sudeste do Brasil.

QUESTÃO 4

(A) 10 de dezembro, data de nascimento do icônico sanfoneiro.

(B) 11 de dezembro, data de nascimento do icônico sanfoneiro.

(C) 12 de dezembro, data de nascimento do icônico sanfoneiro.

(D) 13 de dezembro, data de nascimento do icônico sanfoneiro.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0514) Contextualizar como a produção em dança em suas diferentes matrizes culturais (europeia, indígena, africana, dentre outras) influenciaram esteticamente o surgimento de formas e estéticas de dança na cultura brasileira
Referências:ALVARENGA, Oneida (org.). ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia: Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-Memória. 1982.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 12. ed. Rio de Janeiro: Global, 2012.
JOY, Gilson. Forró: Dança, Música e Cultura: Uma Trilogia Brasileira: Uma Breve História do Desenvolvimento do Forró e Suas Curiosidades. Artêra Editorial.
NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.