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Arte/Dança – Elemento Sócio-Histórico e Cultural em Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

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Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/zJiC7 Luciano Santa Brígida. Acesso em: 25, mar. 2024.

Elemento Sócio-Histórico e Cultural em Dança

A dança é uma expressão artística profundamente enraizada nos contextos sócio-históricos e culturais de uma sociedade. Desde tempos imemoriais, a dança tem desempenhado papéis multifacetados, servindo como meio de comunicação, celebração, ritual, expressão política e forma de preservar e transmitir tradições culturais.

Dança, transmissão de cultura.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/8uzi7Y Belén Vara. Acesso em: 25, mar. 2024.

Elemento Sócio

O elemento sócio da dança reflete as dinâmicas sociais de uma época e lugar específicos. Por exemplo, em sociedades tradicionais, as danças muitas vezes estão ligadas a rituais religiosos, festivais sazonais ou celebrações comunitárias, onde a coesão social e a identidade cultural são reforçadas. Nessas circunstâncias, a dança pode servir como um meio de reafirmar hierarquias sociais, papéis de gênero e valores compartilhados.

Ballet como uma dança tradicional.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/CtYQv Acesso em: 25, mar. 2024.

Sócio Político em Dança

No entanto, a dança também pode desafiar normas sociais e políticas, especialmente em períodos de mudança e contestação. Movimentos de dança como o hip-hop, por exemplo, emergiram como formas de expressão para comunidades marginalizadas, dando voz às suas experiências e lutas sociais. Da mesma forma, a dança contemporânea frequentemente aborda questões sociais e políticas, utilizando o corpo como uma ferramenta para explorar temas como identidade, poder e injustiça.

Danças Urbanas na Cultura Hip-Hop

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/5m2YvB Jeyheich. Acesso em: 25, mar. 2024.

Elemento Histórico

O aspecto histórico da dança revela como ela evoluiu ao longo do tempo, adaptando-se às transformações culturais, tecnológicas e políticas. Cada período histórico deixa sua marca na dança, seja através de estilos de movimento distintos, como a dança jazz ou as linhas geométricas da dança moderna do século XX, ou através de temas e narrativas que refletem as preocupações e valores de uma época específica.

Dança Jazz

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/3vdeJ5  teo_ladodicivideo. Acesso em: 25, mar. 2024.

Dança Moderna

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/ec8yyw Laban Library and Archive. Acesso em: 25, mar. 2024.

Elemento Cultura

Além disso, a dança é profundamente enraizada na cultura de uma sociedade, refletindo suas crenças, tradições, mitologias e identidade coletiva. Os movimentos, figurinos, músicas e cenários de uma dança muitas vezes incorporam elementos culturais específicos, transmitindo histórias e significados que ressoam com o público em um nível emocional e visceral.

Apreciar e Compreender

O elemento sócio-histórico e cultural em dança é essencial para entender a riqueza e a complexidade dessa forma de arte. Ao explorar esses aspectos, podemos não apenas apreciar a diversidade e a profundidade da dança, mas também compreender melhor as sociedades e culturas que a criaram e continuam a moldá-la até os dias de hoje.

QUESTÃO 1

Como a dança pode abordar questões sociais e políticas?

QUESTÃO 2

Explique como a dança reflete a identidade cultural de uma sociedade.

QUESTÃO 3

O papel da dança em sociedades tradicionais é

( A ) reforçar hierarquias sociais.

( B ) desafiar normas sociais.

( C ) celebrar a diversidade cultural.

( D ) promover a individualidade.

QUESTÃO 4

O movimento de dança que surgiu como forma de expressão para comunidades marginalizadas 

( A ) é o ballet clássico.

( B ) é a dança flamenca.

( C ) são as danças urbanas presentes na cultura hip-hop.

( D ) é o tango argentino.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0613) Estimular o olhar crítico-reflexivo acerca de elementos sócio-histórico culturais presentes nas Artes e que suscitam debates e reflexões acerca dos padrões de corpo, estereótipos, diversidade (cultural, religiosa, dentre outras), acessibilidade e direitos humanos
Referências:BOURCIER, Paul. A história da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Pontes, 2001.
BREGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura corporal da dança. 2. ed. São Paulo: ícone, 2006. V. 1. 181p. (coleção Educação Física escolar: no princípio da totalidade e na concepção histórico-crítica-social).
FAHLBUSCH, Hannelore. Dança: moderna-contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990.
FARO, Antônio Jose. Pequena história da dança. 4. ed. Rio de Janeiro: Jorge zahar, 1998.
LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. 5. ed. São Paulo: Summus, 1978. (edição organizada por Lisa Ulmann).
MARQUES, Izabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.