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Arte/Dança – Criação em Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

AÇÃO REFLEXIVA

Imagem 1: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-5723449/ Acesso em: 20, fev. 2023.

No seu entendimento: como se cria em dança?

Você já criou algo, alguma vez na vida?

Em qual ou quais momentos da vida é importante ou necessário criar?

Criação em Dança

A criação em dança é um processo que pode variar de acordo com o estilo, a modalidade de dança, a abordagem e a intenção do professor de dança, do coreógrafo ou do próprio bailarino ou estudante de dança. No entanto, em geral, o processo de criação em dança envolve várias etapas. Vamos estudar algumas delas?

Inspiração

O processo de criação geralmente começa com uma fonte de inspiração, que pode ser uma ideia, uma emoção, uma história, uma música, uma imagem, um objeto ou qualquer outra coisa que desperte a criatividade de quem vai improvisar.

Imagem 2: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-3738312/ Acesso em: 20, fev. 2023.

Pode ser um pouco desafiador pensar em dançar sem um roteiro ou coreografia pré-determinados e é justamente essa a proposta.

Pesquisa e Investigação

O próximo passo pode ser a pesquisa e a investigação mais aprofundada sobre a fonte de inspiração escolhida. Isso pode envolver explorar diferentes abordagens de estilos e modalidades de danças, estudar a história e a cultura relacionadas ao tema proposto, experimentar movimentos ou técnicas específicas e buscar uma compreensão mais profunda do tema escolhido.

Imagem 3: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-18766/ Acesso em: 20, fev. 2023.

Na imagem acima, temos uma mulher improvisando individualmente com o uso de um material, a sombrinha.

Improvisação

A improvisação é uma parte importante do processo de criação em dança. Os bailarinos podem experimentar livremente com movimentos, padrões, ritmos e dinâmicas, explorando diferentes possibilidades e descobrindo novas ideias e caminhos para a coreografia.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/KGLAZU Acesso em: 20, fev. 2023.

O desdobramento destes processos de criação, inspiração, pesquisa, investigação e as improvisações é que chegará às composições coreográficas com seus respectivos ensaios e finalmente às performances.

Imagem 5: Disponível em: https://pixabay.com/images/id-3684693/ Acesso em: 20, fev. 2023.

Que tal criar alguns movimentos?

  • Coloque uma música de sua preferência;
  • Dance sem pensar muito nas técnicas de dança, sem se preocupar com a beleza ou a limpeza dos movimentos;
  • Repita a dança e agora tente não repetir os movimentos improvisados anteriormente, crie novas movimentações.

QUESTÃO 1

Como pode acontecer uma criação em dança?

QUESTÃO 2

Cite alguma etapas dos processos de criação em dança:

QUESTÃO 3

São elementos da pesquisa e investigação em dança

( A ) estudar a história e a cultura relacionadas ao tema proposto.

( B ) experimentar somente movimentos da técnica clássica.

( C ) buscar uma compreensão rasa do tema escolhido.

( D ) experimentar somente movimentos da técnica de jazz.

QUESTÃO 4

São etapas dos processos de criação em dança

( A ) inspiração, improvisação e imitação.

( B ) inspiração, cópia, pesquisa e investigação

( C ) inspiração, pesquisa, investigação e improvisação

( D ) improvisação, imitação, pesquisa e investigação

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0405) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, buscando ampliar a experiência artística em dança através de propostas temáticas.
Referências:BIZERRIL, J. (2003). Dança e dialogia: etnografando o contato e improvisação. Cadernos de dança: revista de estudos antropológicos da dança e do corpo, 01, 15-34.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos criativos. Petrópolis: Vozes, 1987.
SOARES, Andresa. Improvisação e dança: conteúdos para a dança na Educação Física. Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 1998.