You are currently viewing Arte/Dança – Dança e Tecnologia – Vídeo-Dança

Arte/Dança – Dança e Tecnologia – Vídeo-Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: Acervo pessoal do Professor Eurim Pablo. Editado no Canva e criada em: 12, dez. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

Você já assistiu alguma apresentação de dança?

E apresentações de dança em vídeo?

Você sabe a diferença entre registro de dança e vídeo-dança?

Influências Tecnológicas

Vivemos em uma era com grande influência da tecnologia. Dos nossos lares aos ambientes educacionais e ao palco das artes, a tecnologia molda e redefine constantemente o modo como vivemos, aprendemos e expressamos nossa criatividade. Nessa revolução digital, a dança emerge como uma forma de arte que abraça inovações tecnológicas, transformando-se em uma expressão multifacetada que transcende as barreiras físicas e temporais.

Imagem 2: Disponível em: https://www.flickr.com/photos/coletivo_difusao/22667178643/ Acesso em: 12, dez. 2023.

Tecnologia na escola

Nas escolas, a tecnologia se entrelaça com a educação, proporcionando novas ferramentas para aprimorar o aprendizado. Sala de aula e laboratório digital convergem, permitindo que estudantes explorem a dança de maneiras inéditas.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/2p7V2i4 Agência Brasília. Acesso em: 12, dez. 2023.

Tecnologia na Arte

Na esfera das artes, a tecnologia desafia as fronteiras tradicionais, convidando dançarinos a explorar novas formas de expressão. A vídeo-dança surge como um campo vibrante, onde coreógrafos e cineastas colaboram para criar obras híbridas, capturando a essência do movimento por meio de lentes digitais. O corpo em movimento encontra sua contraparte na câmera, transcendendo o espaço cênico e atingindo audiências globais através das telas.

Imagem 4: Print do vídeo disponível em: https://youtu.be/kcZuJJxIi2o. Canal Andrea Spolaor. Acesso em: 12, dez. 2023.

Imagens de vídeo-danças do Canal: Andrea Spolaor

Tecnologia na Dança

A tecnologia na dança não é apenas um meio de registro, mas um instrumento para a criação. Coreógrafos experimentam com sensores de movimento, realidade aumentada e projeções interativas, redefinindo o espaço do palco. A dança contemporânea se torna um diálogo dinâmico entre o físico e o virtual, desafiando noções preconcebidas e inspirando novas formas de narrativa corporal.

Imagem 5: Print do Vídeo disponível em: https://youtu.be/kcZuJJxIi2o Canal Andrea Spolaor. Acesso em: 12, dez. 2023.

Imagem de vídeo-dança do Canal: Andrea Spolaor

Registro de Dança e Vídeo-Dança

O registro documenta performances ao vivo, capturando a essência efêmera da dança, preservando momentos no tempo. Por outro lado, a vídeo-dança é uma forma artística autônoma, criada especialmente para a mídia visual. Aqui, a câmera não é apenas uma testemunha, mas uma colaboradora ativa na narrativa, moldando a experiência estética de maneiras únicas.

Vídeo-Dança

À medida que exploramos as fronteiras entre o físico e o digital, entre o real e o virtual, a dança se reinventa como uma linguagem universal, conectando corações e mentes em uma dança coletiva que transcende fronteiras e celebra a diversidade da expressão humana.

Vídeo-Dança

Pablo dança Pablo ao som de Pablo

A vídeo-dança “Pablo dança Pablo ao som de Pablo”, foi criada em 2022 com a parceria dos professores Eurim Pablo de dança e Veruska Bettiol de Artes Visuais, com o intuito de apresentar uma das infinitas possibilidades de se pensar a vídeo-dança.

A vídeo-dança tem como bailarino Eurim PABLO, dançando as telas do artista plástico PABLO Picasso ao som do poema de PABLO Neruda, daí o seu título.

Imagem 6: Print do Vídeo do Canal Eurim Pablo – Arte Educação. “Pablo dança Pablo ao som de Pablo – Videodança. 2022. Por Eurim Pablo e Veruska Bettiol.

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=DAlY2KQUFjA  Acesso em 12. dez, 2023.

QUESTÃO 1

Como a tecnologia está presente na sua vida?

QUESTÃO 2

Como a tecnologia está presente nas artes? Cite algumas.

QUESTÃO 3

( A ) apresentações ao vivo.

( B ) vídeos prontos e editados.

( C ) lentes digitais.

( D ) livros de dança.

QUESTÃO 4

( A ) uma forma artística não autônoma, criada especialmente para a mídia visual.

( B ) uma forma artística autônoma, criada especialmente para a mídia visual.

( C ) uma forma artística autônoma, criada especialmente para a mídia jornal.

( D ) uma forma artística autônoma, criada especialmente para a mídia revista.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0602) Ampliar a experiência estética em dança a partir do estudo e exploração de áreas como: performance, teatro, vídeo-dança, tecnologias de informação e comunicação, animação, cinema, musicais e dentre outros, identificando tais elementos na produção goiana em dança
Referências:CALDAS, Paulo, BRUM, Leonel (orgs.). Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007. (Dança em foco, vol. 2).
MACHADO
, Arlindo (Org.). Made in Brazil: três décadas de vídeo no Brasil. Itaú Cultural: Editora Iluminuras, 2003.
MIRANDA
, Regina. Dança e tecnologia. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. Lições de dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2000.
VIDEODANÇA
. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura.