Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1: Disponível em: Instagram @nomadesdanca Grupo Nômades de Dança – Autorizado o uso. Acesso em 04, dez. 2023.
AÇÃO REFLEXIVA
Você consegue lembrar de artistas que moram no seu setor, bairro, cidade e estado?
Poderia citar alguns?
Poderia citar alguns específicos da dança?
DANÇA – ARTISTAS LOCAIS
Conhecer e apreciar artistas locais desempenha um papel fundamental na construção e fortalecimento da identidade cultural de uma comunidade.
Esses artistas muitas vezes capturam as nuances e peculiaridades específicas de sua região, transmitindo uma narrativa autêntica e única.
Arte Local
Ao apoiar artistas locais, contribuímos diretamente para o desenvolvimento da cena artística em nossa comunidade, proporcionando estímulo econômico e incentivando a expressão criativa.
A conexão com a arte local também promove um senso de pertencimento, conectando as pessoas às suas raízes culturais e estabelecendo um vínculo emocional entre a comunidade e a produção artística.
Valorizar e conhecer
Valorizar e conhecer os talentos locais não apenas enriquece a experiência cultural individual, mas também fortalece o tecido social e artístico que define e diferencia cada comunidade.
Com base nesse texto vamos conhecer o Nômades – Grupo de Dança, da cidade de Goiânia – GO. Para conhecê-los melhor vamos assistir alguns vídeos do Programa Conexão Escola, quadro ConectARTE.
Grupo Nômades de Dança
O programa apresenta o Grupo Nômades de Dança. Nômades é de Goiânia – GO, tem como filosofia não só fazer espetáculos para o palco, mas trabalha também com intervenções urbanas e muitas vezes seu objetivo é levar a dança para pessoas que não teriam acesso. Sua metodologia está fortemente ligada à educação pela dança e educação pelo movimento, com forte ligação com o contexto escolar.
O Programa
O programa foi dividido em três partes: na primeira parte a conversa se dá com a coreógrafa Cristiane dos Santos e na segunda parte a conversa é com o produtor Jayme Marques e com a ensaísta Isabel Mamede e a terceira e última parte da entrevista é feita com os bailarinos do grupo.
Os vídeos estão disponíveis em:
Parte I:
Parte II:
Parte III:
QUESTÃO 1
Qual a importância de conhecer e apreciar os artistas locais?
QUESTÃO 2
Como podemos contribuir para o desenvolvimento da cena artística local?
QUESTÃO 3
Valorizar e conhecer os talentos locais não apenas enriquece a experiência cultural individual, mas também
(A) enfraquece o tecido social e artístico que define e diferencia cada comunidade.
(B) fortalece o tecido social e artístico que distancia da comunidade.
(C) fortalece o tecido social e artístico que define e diferencia cada comunidade.
(D) enfraquece o tecido social e artístico que distancia da comunidade.
QUESTÃO 4
A conexão com a arte local promove
(A) um senso de pertencimento, mas não conectando as pessoas às suas raízes culturais.
(B) um senso de pertencimento, conectando as pessoas às suas raízes culturais.
(C) o vínculo emocional raso e distante entre a comunidade e a produção artística.
(D) a antipatia emocional entre a comunidade e a produção artística.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0514) Contextualizar como a produção em dança em suas diferentes matrizes culturais (europeia, indígena, africana, dentre outras) influenciaram esteticamente o surgimento de formas e estéticas de dança na cultura brasileira |
Referências: | BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991. DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo; Martins Fontes Editora. 2010. DOS ANJOS, Moacir. Local/Global: Arte em Trânsito. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005. GREINER, O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005. |