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Arte/Dança – Dança – Artistas Locais

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: Instagram @nomadesdanca Grupo Nômades de Dança – Autorizado o uso. Acesso em 04, dez. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

Você consegue lembrar de artistas que moram no seu setor, bairro, cidade e estado?

Poderia citar alguns?

Poderia citar alguns específicos da dança?

DANÇA – ARTISTAS LOCAIS

Conhecer e apreciar artistas locais desempenha um papel fundamental na construção e fortalecimento da identidade cultural de uma comunidade.

Esses artistas muitas vezes capturam as nuances e peculiaridades específicas de sua região, transmitindo uma narrativa autêntica e única.

Arte Local

Ao apoiar artistas locais, contribuímos diretamente para o desenvolvimento da cena artística em nossa comunidade, proporcionando estímulo econômico e incentivando a expressão criativa.

A conexão com a arte local também promove um senso de pertencimento, conectando as pessoas às suas raízes culturais e estabelecendo um vínculo emocional entre a comunidade e a produção artística.

Valorizar e conhecer

Valorizar e conhecer os talentos locais não apenas enriquece a experiência cultural individual, mas também fortalece o tecido social e artístico que define e diferencia cada comunidade.

Com base nesse texto vamos conhecer o Nômades – Grupo de Dança, da cidade de Goiânia – GO. Para conhecê-los melhor vamos assistir alguns vídeos do Programa Conexão Escola, quadro ConectARTE.

Grupo Nômades de Dança

O programa apresenta o Grupo Nômades de Dança. Nômades é de Goiânia – GO, tem como filosofia não só fazer espetáculos para o palco, mas trabalha também com intervenções urbanas e muitas vezes seu objetivo é levar a dança para pessoas que não teriam acesso. Sua metodologia está fortemente ligada à educação pela dança e educação pelo movimento, com forte ligação com o contexto escolar.

O Programa

O programa foi dividido em três partes: na primeira parte a conversa se dá com a coreógrafa Cristiane dos Santos e na segunda parte a conversa é com o produtor Jayme Marques e com a ensaísta Isabel Mamede e a terceira e última parte da entrevista é feita com os bailarinos do grupo.

Os vídeos estão disponíveis em:

Parte I:

Parte II:

Parte III:

QUESTÃO 1

Qual a importância de conhecer e apreciar os artistas locais?

QUESTÃO 2

Como podemos contribuir para o desenvolvimento da cena artística local?

QUESTÃO 3

Valorizar e conhecer os talentos locais não apenas enriquece a experiência cultural individual, mas também 

(A) enfraquece o tecido social e artístico que define e diferencia cada comunidade.

(B) fortalece o tecido social e artístico que distancia da comunidade.

(C) fortalece o tecido social e artístico que define e diferencia cada comunidade.

(D) enfraquece o tecido social e artístico que distancia da comunidade.

QUESTÃO 4

A conexão com a arte local promove 

(A) um senso de pertencimento, mas não conectando as pessoas às suas raízes culturais.

(B) um senso de pertencimento, conectando as pessoas às suas raízes culturais.

(C) o vínculo emocional raso e distante entre a comunidade e a produção artística.

(D) a antipatia emocional entre a comunidade e a produção artística.


Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0514) Contextualizar como a produção em dança em suas diferentes matrizes culturais (europeia, indígena, africana, dentre outras) influenciaram esteticamente o surgimento de formas e estéticas de dança na cultura brasileira
Referências:BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1991.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo; Martins Fontes Editora. 2010.
DOS ANJOS, Moacir. Local/Global: Arte em Trânsito. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2005.
GREINER, O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.