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Arte/Dança – Acessibilidade na Dança

Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/2cHWmwX UnB Universidade de Brasília. Acesso em 19, set. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

O que você entende sobre acessibilidade?

O que você entende sobre acessibilidade nas artes?

O que você entende sobre acessibilidade em dança?

ACESSIBILIDADE NA DANÇA

Para tornar a dança acessível, é fundamental adotar uma abordagem ampla que considere as necessidades de todos os indivíduos envolvidos, desde os dançantes até o público.

A dança é uma forma de expressão que transcende fronteiras culturais, linguísticas e emocionais. Ela tem o poder de comunicar histórias, sentimentos e ideias de maneira única, cativando públicos de todas as idades e origens. No entanto, para que a dança seja verdadeiramente inclusiva, é essencial que seja acessível a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas ou cognitivas. A acessibilidade na dança não apenas elimina barreiras, mas também enriquece a arte, celebrando a diversidade de talentos e perspectivas.

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/NXJrj2 UnB Universidade de Brasília. Acesso em 19, set. 2023.

Vamos apresentar agora algumas maneiras de promover a acessibilidade na dança.

TREINAMENTO INCLUSIVO

Escolas de dança, companhias e instrutores devem receber treinamento em como adaptar e personalizar aulas para acomodar dançarinos com deficiências. Isso inclui a compreensão das necessidades individuais, a modificação de movimentos e o uso de dispositivos de assistência quando necessário.

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/NXJrtv UnB Universidade de Brasília. Acesso em 19, set. 2023.

ESPAÇOS ACESSÍVEIS

Os estúdios de dança e teatros devem ser projetados e equipados para acomodar cadeiras de rodas, oferecer rampas de acesso e instalações sanitárias acessíveis. A iluminação adequada e os sistemas de som de alta qualidade também são essenciais para garantir que todos possam desfrutar da experiência da dança.

Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/2cuqeWv CARLOS CALAMAR Acesso em 20, set. 2023.

COMUNICAÇÃO INCLUSIVA

Para o público, é importante fornecer informações acessíveis, como legendas em tempo real ou intérpretes de linguagem de sinais em apresentações ao vivo. Além disso, materiais promocionais, como folhetos e websites, devem ser projetados para serem acessíveis a pessoas com deficiências visuais ou auditivas.

Imagem 5: Disponível em: https://flic.kr/p/3gMLJ OLGA BERRIOS Acesso em 20, set. 2023.

ADAPTAÇÃO COREOGRÁFICA

Os coreógrafos têm a responsabilidade de criar movimentos que sejam inclusivos e desafiantes para todos os dançarinos. Isso pode envolver a exploração de diferentes estilos de dança e a incorporação de técnicas adaptadas para acomodar limitações físicas.

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/NXJrMr UnB Universidade de Brasília. Acesso em 19, set. 2023.

PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE

A diversidade é uma riqueza na dança. Companhias e escolas devem promover a diversidade em todas as suas formas, incluindo raça, gênero, idade e habilidades. Isso não apenas reflete o mundo real, mas também enriquece a narrativa e a expressão artística.

Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/2mKW5xy Acesso em 20, set. 2023.

PROGRAMAS INCLUSIVOS

Desenvolver programas de dança inclusivos que atendam às necessidades específicas de diferentes grupos, como crianças com autismo ou adultos com deficiências físicas, é fundamental para criar oportunidades iguais para todos.

Imagem 8: Disponível em: https://flic.kr/p/2ooq5ia Acesso em 20, set. 2023.

APRECIAÇÃO CONSCIENTE

Ensinar ao público a importância da inclusão na dança e nas artes em geral é fundamental. Isso pode ser feito por meio de discussões, workshops e palestras que destacam os desafios enfrentados por dançarinos com deficiências e as maneiras de apoiar a acessibilidade.

Imagem 9: Disponível em: https://flic.kr/p/Arcpgs Acesso em 20, set. 2023.

A acessibilidade na dança não se trata apenas de cumprir normas legais; é sobre criar um ambiente inclusivo onde todos tenham a oportunidade de participar, apreciar e se expressar por meio da dança. Quando abraçamos a diversidade e eliminamos barreiras, enriquecemos nossa comunidade de dança e celebramos a riqueza de talentos e perspectivas que cada indivíduo traz para a arte da dança.

A dança acessível não é apenas um sonho, é uma realidade que enriquece nossas vidas e nossa compreensão da beleza da expressão humana.

QUESTÃO 1

Como a acessibilidade na dança pode enriquecer a arte e a experiência de dançar tanto para os artistas quanto para o público?.

QUESTÃO 2

Na sua opinião, qual é o papel das instituições de ensino de dança e das companhias de dança na promoção da acessibilidade na arte da dança?

QUESTÃO 3

Marque a alternativa correta:

Qual é a importância da acessibilidade na dança, de acordo com o texto?

(A) É uma opção para tornar a dança mais inclusiva.

(B) É uma obrigação legal imposta às escolas de dança.

(C) É uma forma de enriquecer a arte da dança e celebrar a diversidade.

(D) É uma estratégia para atrair mais público para apresentações de dança.

QUESTÃO 4

Marque a alternativa correta:

Algumas medidas para promover a acessibilidade na dança podem ser:

(A) Criar coreografias complexas e desafiadoras.

(B) Eliminar a diversidade na dança para torná-la mais acessível.

(C) Oferecer informações apenas em formato de áudio para o público.

(D) Oferecer treinamento inclusivo, adaptar espaços e promover a diversidade.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAAD0515) Estimular o olhar crítico-reflexivo acerca de elementos sócio- históricoculturais presentes nas Artes que suscitam debates e reflexões acerca dos padrões de corpo, estereótipos, diversidade (cultural, religiosa, dentre outras), acessibilidade e direitos humanos
Referências:AMOEDO BARRAL, J. Dança Inclusiva em contexto artístico analise de duas companhias. Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana. 2002.
GAIO, R; GÓIS, A. A. F. Dança, Diversidade e Inclusão Social: sem limites para dançar! In: TOLOCKA, R. E; VERLENGIA, R. (orgs). Dança e Diversidade Humana. Campinas, SP: Papirus, 2006.
NANNI, Dionísia. A dança como veículo de expressão e comunicação: uma visão holística. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 3, n. 1, p. 41-45, jan. 1989.
STRAZZACAPPA, Márcia. A Educação e a Fábrica de Corpos: A Dança Na Escola. Cadernos Cedes, ano XXI, no 53, pp. 69-83 abril/2001.