Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 1:Disponível em: https://picryl.com/media/martha-graham-1948-dd8b12 Acesso em: 12, ago. 2024.
A DANÇA DE MARTHA GRAHAM
Martha Graham (1894-1991) é uma das figuras mais icônicas e transformadoras na história da dança moderna. Nascida em Allegheny, Pensilvânia, ela começou sua carreira relativamente tarde, aos 22 anos, quando se matriculou na Denishawn School, uma das principais instituições de dança da época, fundada por Ruth St. Denis e Ted Shawn. No entanto, foi a fundação de sua própria companhia de dança, em 1926, que realmente marcou o início de sua revolução na dança.
O ESTILO MARTHA GRAHAM
Graham desenvolveu um estilo que desafiava as convenções estabelecidas, criando uma linguagem de movimento que era ao mesmo tempo visceral e profundamente expressiva. Em contraste com o balé clássico, que enfatizava a leveza e a fluidez, a técnica de Graham centrava-se na contração e na liberação dos músculos, utilizando o peso do corpo para transmitir emoções intensas e complexas. Essa abordagem era uma manifestação física das tensões internas e dos conflitos emocionais, permitindo que o movimento corporificasse as experiências humanas em sua forma mais crua e autêntica.
Imagem 2: Disponível em: https://timelessmoon.getarchive.net/amp/media/martha-graham-in-lamentation-no-3 Acesso em: 12, ago. 2024.
AS OBRAS DE MARTHA GRAHAM
A obra de Graham foi marcada por uma busca constante por temas universais, como a luta do indivíduo contra as forças sociais, a busca por liberdade e a jornada espiritual da alma. Em suas mais de 180 coreografias, ela explorou a profundidade da psique humana e trouxe para o palco narrativas que eram tanto pessoais quanto universais. Peças como “Appalachian Spring” e “Lamentation” tornaram-se não apenas marcos da dança moderna, mas também representações poderosas das emoções humanas.
Imagem 3: Disponível em: https://loc.getarchive.net/media/martha-graham-in-lamentation-no-1 Acesso em: 12, ago. 2024.
SUA TÉCNICA É UM LEGADO PARA A DANÇA
O impacto de Martha Graham na dança é imensurável. Ela não apenas redefiniu o que a dança moderna poderia ser, mas também abriu caminho para futuras gerações de dançarinos e coreógrafos, que continuam a se inspirar em sua visão inovadora. Seu legado perdura, não apenas nas técnicas que desenvolveu, mas na maneira como concebia a dança como uma forma de arte capaz de explorar e expressar as profundezas da experiência humana.
Imagem 4: Disponível em: https://flic.kr/p/KDk2e Acesso em: 12, ago. 2024.
QUESTÃO 1
Quem foi Martha Graham para a dança?
QUESTÃO 2
Como é o estilo de dança de Martha Graham?
QUESTÃO 3
Sobre a relação da Dança Moderna de Martha Graham com o Balé Clássico é correto afirmar que
(A) sua técnica é apoiada no balé clássico.
(B) sua técnica contrastava com a técnica do balé clássico.
(C) sua técnica usava as posições de braços do balé clássico.
(D) sua técnica usava as posições de pés do balé clássico.
QUESTÃO 4
O legado de Martha Graham perdura, não apenas nas técnicas que desenvolveu, mas na maneira como concebia a dança como uma forma de arte capaz de
(A) explorar e expressar a fantasia.
(B) explorar e expressar a natureza.
(C) explorar e expressar as profundezas da experiência humana.
(D) explorar e expressar as novas tecnologias.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAAD0509) Experienciar e promover o contato com elementos constitutivos de diferentes técnicas de dança, levando em consideração o estudo no/pelo corpo de diferentes elementos que as constituem, tais como: respiração, contração/relaxamento, equilíbrio/desequilíbrio, aspectos cênicos e de expressividade e outros aspectos que constituem a estética do movimento dançado |
Referências: | BOURCIER, Paul. A história da dança no ocidente. 2. ed. São Paulo: Martins Pontes, 2001. FAHLBUSCH, Hannelore. Dança: moderna-contemporânea. Rio de Janeiro: Sprint, 1990. FARO, Antonio José. Pequena História da Dança. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986. GARAUDY, Roger. Dançar a Vida. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1980. GRAHAM, Martha. Memória do sangue: uma autobiografia; tradução Cláudia Martinelli Gama. São Paulo: Siciliano, 1993. PORTINARI, Maribel. História da dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. |