You are currently viewing Arte – Artes Visuais – Arte do Grafite

Arte – Artes Visuais – Arte do Grafite

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes da 5ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

O que é a Arte do Grafite?

A arte do grafite é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos. A produção é materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano por meio de tinta em spray.

Acervo pessoal – 2022 (Beco da Codorna – Goiânia/GO)

Os grafiteiros expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços nos muros. Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

Acervo pessoal – 2022 (Beco da Codorna – Goiânia/GO)

A Constituição de 1988 prevê que todo ser humano tenha direito à liberdade de expressão. No entanto essa premissa básica é ambígua quando se trata de manifestações artísticas em locais públicos ou privados como o grafite e as pichações, que por apresentarem algumas características em comum, são facilmente confundidas.

Grafite –   Acervo pessoal (2022)  Pichação  Acervo pessoal (2022) 

Grafite Culturalmente em nossa sociedade, o grafite se tornou sinônimo de arte contemporânea, elaborada a partir de uma técnica mais complexa, que envolve um processo de criação de imagens, sendo reconhecido como algo visualmente agradável e bonito.

Acervo pessoal – 2022 (Beco da Codorna – Goiânia/GO)

Pichação A pichação no entanto, caracterizada pela escrita em preto e com letras difíceis de serem compreendidas, é vista (pelo senso comum) como sujeira e vandalismo, pois normalmente apresenta textos de cunho político e por vezes com o objetivo de insultar alguém ou protestar contra algo.

Acervo pessoal (2022)

O contraste entre os dois modos de se expressar através da arte gera muitos julgamentos. No entanto, sem a devida autorização para ocupar espaços, sejam eles públicos ou privados, ambos são considerados crime. A diferença é que, aos olhos de quem vê, um deles acaba se tornando relevante, o outro não.

Grafite –   Acervo pessoal (2022)  Pichação  Acervo pessoal (2022) 

Os principais nomes do grafite brasileiro

Eduardo Kobra: da periferia de São Paulo para o mundo, o artista é reconhecido por suas obras de grandes dimensões em muros que podem ser vistas nos cinco continentes. Kobra grafitou a obra Etnias, lançada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, que se tornou o maior mural grafitado do planeta, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mural_Etnias,_Panorama_%28Eduardo_Kobra%29.jpg#/media/File:Mural_Etnias,_Panorama_(Eduardo_Kobra).jpg Acesso em 20, jul. 22.

Cranio: da zona norte de São Paulo, Fabio de Oliveira Parnaiba, conhecido por Cranio, iniciou no grafite em 1998. Suas obras tratam de questões contemporâneas e abordam temas como consumismo, identidade e questões ambientais.

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cranioartes/6313039903 Acesso em 20, jul. 22.

Os Gêmeos: Gustavo e Otávio Pandolfo compõem uma dupla de grafiteiros que iniciou seu trabalho no bairro de Cambuci, em São Paulo. Atualmente, suas obras lúdicas fazem parte de mostras por todo o mundo, tendo trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.

Disponível em:  https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Mural_Av.23_de_Maio,_S%C3%A3o_Paulo_%282009%29-01.jpg Acesso em 20, jul. 22

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Você sabe a diferença entre grafite e pichação?

Será que qualquer pessoa pode pintar um muro ou uma parede sem a devida autorização do proprietário?

QUESTÃO 2

Atividade 1: Faça desenhos de observação de objetos ou elementos do seu cotidiano (vaso, mesa, cadeira, sofá, árvores, plantas, carros, bicicleta, livros, óculos, dentre outros). Atividade 2: A partir dos desenhos feitos, selecione os que mais gostou do resultado e crie uma composição artística, utilizando cores.

SAIBA MAIS – ARTE

Saiba Mais – Arte – Grafite – Beco da Codorna. – Canal – Eurim Pablo – Arte Educação

DJI Spark Drone – Etnias Mural kobra art – Canal fmacieldrone

Indis revolucionaris en un mur de 10 metres al Poblenou. – Canal Barcelona.cat

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade – Artes Visuais
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0522) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola, da comunidade e da cidade. (EAJAAR0520) Ampliar repertório pessoal em relação às diferentes linguagens e manifestações artísticas articuladas à arte digital.