You are currently viewing Arte – Artes Visuais – Arte do Grafite

Arte – Artes Visuais – Arte do Grafite

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes da 8ª Série da Educação de Jovens e Adultos – EJA

O que é a Arte do Grafite?

A arte do grafite é uma manifestação artística que acontece em espaços públicos. A produção é materializada em muros e paredes que compõem o ambiente urbano por meio de tinta em spray.

Acervo pessoal – 2022 (Beco da Codorna – Goiânia/GO)

Os grafiteiros expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços nos muros. Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

Acervo pessoal – 2022 (Beco da Codorna – Goiânia/GO)

A Constituição de 1988 prevê que todo ser humano tenha direito à liberdade de expressão. No entanto essa premissa básica é ambígua quando se trata de manifestações artísticas em locais públicos ou privados como o grafite e as pichações, que por apresentarem algumas características em comum, são facilmente confundidas.

Grafite –   Acervo pessoal (2022)  Pichação  Acervo pessoal (2022) 

Grafite Culturalmente em nossa sociedade, o grafite se tornou sinônimo de arte contemporânea, elaborada a partir de uma técnica mais complexa, que envolve um processo de criação de imagens, sendo reconhecido como algo visualmente agradável e bonito.

Acervo pessoal – 2022 (Beco da Codorna – Goiânia/GO)

Pichação A pichação no entanto, caracterizada pela escrita em preto e com letras difíceis de serem compreendidas, é vista (pelo senso comum) como sujeira e vandalismo, pois normalmente apresenta textos de cunho político e por vezes com o objetivo de insultar alguém ou protestar contra algo.

Acervo pessoal (2022)

O contraste entre os dois modos de se expressar através da arte gera muitos julgamentos. No entanto, sem a devida autorização para ocupar espaços, sejam eles públicos ou privados, ambos são considerados crime. A diferença é que, aos olhos de quem vê, um deles acaba se tornando relevante, o outro não.

Grafite –   Acervo pessoal (2022)  Pichação  Acervo pessoal (2022) 

Os principais nomes do grafite brasileiro

Eduardo Kobra: da periferia de São Paulo para o mundo, o artista é reconhecido por suas obras de grandes dimensões em muros que podem ser vistas nos cinco continentes. Kobra grafitou a obra Etnias, lançada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, que se tornou o maior mural grafitado do planeta, com 15 metros de altura e 170 metros de largura.

Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mural_Etnias,_Panorama_%28Eduardo_Kobra%29.jpg#/media/File:Mural_Etnias,_Panorama_(Eduardo_Kobra).jpg Acesso em 20, jul. 22.

Cranio: da zona norte de São Paulo, Fabio de Oliveira Parnaiba, conhecido por Cranio, iniciou no grafite em 1998. Suas obras tratam de questões contemporâneas e abordam temas como consumismo, identidade e questões ambientais.

Disponível em: https://www.flickr.com/photos/cranioartes/6313039903 Acesso em 20, jul. 22.

Os Gêmeos: Gustavo e Otávio Pandolfo compõem uma dupla de grafiteiros que iniciou seu trabalho no bairro de Cambuci, em São Paulo. Atualmente, suas obras lúdicas fazem parte de mostras por todo o mundo, tendo trabalhos nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros lugares.

Disponível em:  https://de.wikipedia.org/wiki/Datei:Mural_Av.23_de_Maio,_S%C3%A3o_Paulo_%282009%29-01.jpg Acesso em 20, jul. 22

QUE TAL CONHECER UM ARTISTA GRAFITEIRO GOIANO!

A arte de Decy – Grafiteiro Goiano No Estado de Goiás, tanto nas regiões periféricas quanto na capital, a arte urbana, sobretudo o grafite, sobressai. Dentre os nomes em destaque, Valtecy Ferreira Batista, o artista plástico e grafiteiro Decy, é referência no meio. As suas obras abordam a representatividade negra e a distribuição da justiça social. Os desenhos e letras consolidam a interatividade e fazem menção às diversidades.

Disponível em: https://sagresonline.com.br/artista-de-rua-deixa-goiania-com-mais-arte-e-cor/ Acesso em 01,ago. 22.

A sua arte pode ser apreciada em muros, paredes e até caixas de empresas de telefonia na cidade de Goiânia. Quase tudo vira tela para as obras do artista Decy, que já grafitou cerca de 300 obras. Ele retrata natureza e formas geométricas, mas as maiores inspirações são mesmo crianças com sorriso largo e mulheres e homens negros, todos com o olhar muito forte.

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/685180530787926980/ Acesso em 01,ago. 22.

Mas as maiores inspirações são mesmo crianças com sorriso largo e mulheres e homens negros, todos com o olhar muito forte, como esta que foi grafitada em um dos muros do Beco da Codorna, na cidade de Goiânia, no III Festival do Beco, realizado em junho de 2022.

Acervo pessoal (2022) – Beco da Codorna

Beco da Codorna: Museu de Arte Urbana

Acervo pessoal (2022) – Beco da Codorna

Considerado desde 2014 como o primeiro Museu de Arte Urbana, passou por um processo de restauração durante o III Festival do Beco em junho de 2022, no qual mais de 80 grafiteiros estiveram empenhados na restauração da Viela Miguel Rassi, conhecida como Beco da Codorna. Por se tratar de uma atividade coletiva, a ação durou quatro dias e as pinturas passaram por uma curadoria, definindo nos muros da viela os espaços de cada artista. As obras interagiram entre si resultando num belíssimo resultado final.

Acervo pessoal (2022) – Beco da Codorna

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Você sabe a diferença entre grafite e pichação?

Será que qualquer pessoa pode pintar um muro ou uma parede sem a devida autorização do proprietário?

QUESTÃO 2

O que você descobriu sobre o universo do grafite?

Você conhece uma obra de arte em grandes dimensões em espaços públicos em sua cidade?

Você conhece algum artista grafiteiro em sua cidade ou região? Qual?

QUESTÃO 3

Como podemos definir a arte do grafite?

Quais são as suas principais características?

QUESTÃO 4

DIÁRIO DE ARTISTA

Que tal registrar suas experiências artísticas em um caderno, um tipo de diário de artista?

Atividade 1: Faça desenhos de observação de objetos ou elementos do seu cotidiano (vaso, mesa, cadeira, sofá, árvores, plantas, carros, bicicleta, livros, óculos, dentre outros).

Atividade 2: Faça desenhos de memória ou de imaginação de objetos ou elementos do seu cotidiano.

Atividade 3: A partir dos desenhos feitos, selecione os que mais gostou do resultado e crie uma composição artística, utilizando cores.

Atividade 4: Escreva no seu diário sobre o seu processo de criação e sobre coisas que quer descobrir ou criar sobre a arte do grafite.

Atividade 5: Faça pesquisas sobre os artistas dos quais quer saber mais e suas obras. 

Atividade 6: Faça a criação de rascunhos e esboços de projetos utilizando as referências do grafite para depois fazer uma composição artística.

SAIBA MAIS – ARTE

Saiba Mais – Arte – Grafite – Beco da Codorna. – Canal – Eurim Pablo – Arte Educação

DJI Spark Drone – Etnias Mural kobra art – Canal fmacieldrone

Indis revolucionaris en un mur de 10 metres al Poblenou. – Canal Barcelona.cat

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando na imagem abaixo:

Componente CurricularArte – Modalidade – Artes Visuais
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJAAR0817) Investigar, explorar e interagir com diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance, grafite, tecelagem, etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
(EAJAAR0824) Planejar e organizar estratégias de registros sobre o processo e o percurso de criação de forma crítica, reflexiva e poética, com propostas (visual, corporal, sonora, escrita, multimeios, etc).