You are currently viewing Arte – Artes Visuais – Arte do Grafite

Arte – Artes Visuais – Arte do Grafite

Esta proposta de atividade de ARTE – ARTES VISUAIS é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA

D:\Usuário_SSD\DELL\Documents\SME\NEC\NEC 2023\Arquivos aulas\Postagens Revisadas 2023\7ª Série\Aula 10 - Arte do Grafite\Capa ok (2).png

Imagem 1: Beco da Codorna (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

AÇÃO REFLEXIVA 1

Você sabe a diferença entre grafite e pichação?

Será que qualquer pessoa pode pintar um muro ou uma parede sem a devida autorização do proprietário?

A ARTE DO GRAFITE

Nas paredes cinzentas das cidades, surge uma explosão de cores, formas e mensagens que capturam a atenção de quem passa. O grafite, uma forma de expressão artística que floresceu nas ruas e becos urbanos, transcendeu as barreiras do vandalismo para se tornar uma manifestação respeitada e celebrada em todo o mundo.

https://lh6.googleusercontent.com/322ZAvxCe1BzGLwAQ2aZLa0RxQUP92lBNMgvqwTuGKGB7nQkUN7Lf3QnJmwMS_OKWr-Zebze1KM8Sqi_3qMKT2loKXXbdbgIdLy1Te1IImD-BX9AtwTI5C1trbAzupDr9Roei6juoHozcHlpvq_aOA=s2048

Imagem 2: Beco da Codorna (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

CULTURA URBANA

Com suas raízes profundamente ligadas à cultura urbana e à busca por liberdade de expressão, o grafite transcende as fronteiras convencionais da arte, dando voz aos marginalizados e transformando ambientes comuns em galerias de arte a céu aberto.

https://lh5.googleusercontent.com/a5JwyFA_IynYSvlk5djIjiSqLWSk6xASIFoiebUSx4oeQlcod3QtyfjQEd6xapqf9vvllYBp9VeNOYaRx5AI4pyWoPKAiAomn8ODKB6F8vOT5Y-OjoutquvNt0NGFf_PQ8oAMkZhPSmHaxf_YUNiaA=s2048

Imagem 3: Beco da Codorna (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

NARRATIVA VISUAL

O grafite é mais do que apenas uma pintura na parede; é uma narrativa visual que reflete as complexidades da sociedade, política e identidade. Artistas de grafite são contadores de histórias modernos, utilizando paredes e espaços públicos como telas para transmitir suas mensagens.

https://lh6.googleusercontent.com/p_YAjOh6jywYutOIPCifDcWXz7c3rECMFpL_amwViSg7KtKSFweM88a_4IjQfsQo7pECBsGyQGahW8Rp_uay1qJPyeCQg5UOBG3Of973qCR979sxt9LZeyivZhImG9QAyN3uDSXdjNcLlZhmmE8iHQ=s2048

Imagem 4: Beco da Codorna (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

https://lh6.googleusercontent.com/OTXXjeQmSuTedxAxwYtQDsJzfnTvTQ9iVUQvVNRl0NZSFytN9SnwpijUbp4qH0XDB9XRkprjd2BejdBzpWEBKqUmZ65uPj-1xChqnrCnMaD3Nb6_iLk0643C0sLHXjm6QpFoBfufn341GDAZTXKOyA=s2048

Imagem 5: Beco da Codorna (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

INTENÇÃO ARTÍSTICA

Por trás da aparente espontaneidade das cores borrifadas e dos traços livres, muitas vezes esconde-se um profundo planejamento e intenção artística. Cada imagem conta uma história, seja uma crítica social contundente, um tributo à cultura local ou simplesmente uma expressão estética que desafia a monotonia do ambiente urbano.

Imagem 6: Disponível em: https://flic.kr/p/wcbxXs Acesso em 11, ago. 2023. 

REVITALIZAÇÃO

O grafite também desempenha um papel vital na revitalização de áreas urbanas negligenciadas. Onde as paredes outrora desgastadas pelo tempo eram consideradas ociosas, agora florescem como monumentos criativos. Murais de grafite trazem vida às fachadas decadentes e convidam a comunidade a se conectar com o espaço de maneira única. Além disso, ao empoderar artistas locais e dar-lhes espaço para se expressar, o grafite cria um senso de pertencimento e orgulho, transformando espaços públicos em pontos de referência artísticos que podem ser apreciados por todos.

Imagem 7: Disponível em: https://flic.kr/p/VWVEQf Acesso em 11, ago. 2023. 

O GRAFITE E A PICHAÇÃO

Enquanto o grafite se destaca como uma forma de expressão artística que busca narrar histórias, transmitir mensagens e embelezar espaços urbanos, a pichação emerge como uma manifestação mais controversa, caracterizada por letras estilizadas e muitas vezes ilegíveis, semelhantes a assinaturas, que tendem a ocupar espaços verticais, como prédios e viadutos. Enquanto o grafite busca uma conexão com a comunidade e frequentemente carrega significados mais amplos, a pichação muitas vezes reflete uma rebeldia em relação à sociedade e uma busca por visibilidade em meio a contextos urbanos adversos.

https://lh6.googleusercontent.com/TN2XZvWoOSGDLH1TpBCBWHRXnD5YSB0XylhddI0xHLNoAmUl4-Iu3pDsn7v_sBsTwh_4BOOaa-7f9c-CyWN5kI9CcJA840sMLkyCpK1n13qtpc56D8u-h3dbaPM8RSYAk_QxsZrolxrMyrF2xnTdnA=s2048

Imagem 8: Beco da Codorna (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

https://lh6.googleusercontent.com/5F9RuDGmC-n9BOuL_ZVzU8qa6peHTez21hk308abMpcGAMRhDKPL7P1bbn8sEExptL9eNGLrYzy2QuoijcR4Thc3vl088xhc7d-2PwjPzEPTN3gQH-9qqjYmzGSKJ7oQt9dsdLRwbQDQpHiP1N3o2w=s2048

Imagem 9: Pichação (Goiânia) Acervo pessoal do professor Eurim Pablo, cedido para o Portal conexão Escola SME.

AÇÃO REFLEXIVA 2

Você conhece alguma obra de grafite em espaços públicos em sua cidade?

Você conhece algum artista grafiteiro em sua cidade ou região?

Você consegue perceber algumas pichações em sua região? 

QUESTÃO 1

Como o grafite transcende as fronteiras convencionais da arte e se torna uma forma de expressão única nas ruas urbanas?

QUESTÃO 2

Quais são as diferenças fundamentais entre o grafite e a pichação em termos de objetivos, estilos e impacto na paisagem urbana?

QUESTÃO 3

Uma das principais motivações dos artistas de grafite ao escolherem paredes e espaços públicos para suas criações é

( A ) a busca por reconhecimento internacional.

( B ) o desejo de vandalizar propriedades.

( C ) a tentativa de contornar as leis locais.

( D ) a vontade de contar histórias e transmitir mensagens.

QUESTÃO 4

O que diferencia a pichação do grafite é que

( A ) a pichação é legal em todas as jurisdições.

( B ) a pichação utiliza apenas cores vibrantes.

( C ) o grafite tende a ser ilegível e caótico.

( D ) o grafite frequentemente busca embelezar espaços urbanos e transmitir mensagens.

Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Artes Visuais
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0725) Ampliar o repertório pessoal a partir da fruição de imagens e formas visuais nos diferentes espaços e contextos, construindo códigos e representações próprias para a construção da autoria no processo expressivo.
Referências:DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
RAMOS, Célia Maria Antonacci. Grafite, pichação e Cia. – São Paulo: Annablume, 1994. (selo Universidade. Arte; 20).
POATO, Sérgio (org.) O Graffiti na cidade de São Paulo e sua vertente no Brasil: estéticas e estilos. – São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Núcleo Interdisciplinar do Imaginário e Memória. Laboratório do estudo do imaginário, 2006.
VENTRELLA, Roseli e Arruda, Jacqueline. Projeto Educação para o Século XXI – Série Link da Arte 7ª série. Escala Educacional.

SAIBA MAIS – ARTE

Neste Saiba Mais vamos conhecer em Goiânia – GO o Beco da Codorna com seus grafites. 

Saiba Mais – Arte – Grafite – Beco da Codorna

Saiba Mais – Arte – Grafite – Beco da Codorna. – Canal – Eurim Pablo – Arte Educação