You are currently viewing ARTE – Arte Clássica e Arte Contemporânea.

ARTE – Arte Clássica e Arte Contemporânea.

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte a seguir, com a temática ARTES VISUAIS, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Nesta aula vamos estudar sobre as formas de expressão clássica e contemporânea em arte, com enfoque nas artes visuais. Vamos conhecer o conceito e as características do estilo clássico e do estilo contemporâneo.


ARTE | 8ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Arquivo pessoal do Professor e https://pixabay.com/images/id-2706464/ 

Estilo Clássico

Clássico é o termo geralmente usado para se referir ao estilo dos períodos grego e romano antigos. No entanto, a arte clássica foi revivida ao longo dos anos na forma de arte renascentista, estilo barroco e neoclassicismo. No entanto, como todas as variações seguem os princípios do estilo clássico, elas continuam sendo exemplos de classicismo.

Quanto a esses princípios, o consenso é que o classicismo se concentra amplamente em noções de elegância, harmonia e proporção. A arte clássica ocidental é baseada nas proporções e na perspectiva do corpo humano. Esses princípios regulam tudo; de pinturas, esculturas e arquitetura. Na prática, isso significava que os artistas da Grécia Antiga (sendo considerada a Grécia Antiga como o berço do estilo) procuravam capturar o ideal percebido da forma – e na arte isso se concentrava amplamente na forma humana e animal. As representações das pessoas eram geralmente inexpressivas, emocionalmente neutras e contemplativas, e sempre se privilegiava a composição sobre a cor (as esculturas servem como o exemplo mais claro).

Embora o termo “clássico” possa denotar um estilo congelado no tempo, ao longo dos anos, ele recebeu novos contextos e perspectivas para ajudá-lo a evoluir. O modelo clássico foi constantemente reinterpretado; da arte renascentista ao neoclassicismo. É uma prova do estilo que ela sofreu; À primeira vista, pode parecer rígido, mas seus fundamentos básicos de elegância, forma e realismo ressoaram com o público ao longo do tempo.


Estilo Contemporâneo

A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX. Sua origem costuma ser relacionada à década de 60 e ao movimento pop art. A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras. Do latim, o vocábulo “contemporanĕu” corresponde a união dos termos “com” (junto) e “tempus” (tempo), ou seja, significa que ou quem do mesmo tempo ou época. Utilizamos essa palavra como adjetivo para indicar o tempo presente, atual.

Resumo sobre arte contemporânea.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), um novo panorama é caracterizado pelo avanço da globalização, cultura de massa e o desenvolvimento das novas tecnologias e mídias. Nesse panorama, a arte oferece experiências inovadoras pautadas principalmente nos processos artísticos, em detrimento do objeto, ou seja, na ideia em detrimento da imagem. Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela. Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna. Ela abandonou diversos paradigmas e trouxe valores para a constituição de uma nova mentalidade. Ao mesmo tempo ela abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas (dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, etc.). Em outras palavras, a mudança da era industrial (moderna) para a era tecnológica da Informação e Comunicação (contemporânea), proporcionou mudanças significativas no campo da cultura e das artes.

Note que a arte contemporânea abriga diversos valores da arte moderna. Destacam-se as inovações e experimentações artísticas bem como a diluição de fronteiras entre as formas artísticas.


ATIVIDADE

Coloque no navegador de sua preferência as palavras VISITA ON-LINE MUSEU e faça visitas à vários museus para conhecer mais sobre a Arte Clássica. Anote no seu caderno quais os museus visitados, cidade e país. Escolha uma imagem de arte clássica e uma de arte contemporânea e escreva sobre elas em seu caderno.


Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0702) Pesquisar, apreciar e analisar as diferentes formas de expressão nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais.

(EAJAAR0805) Identificar e compreender os diferentes contextos e repertórios imagéticos presentes no cotidiano, desenvolvendo a autonomia na expressão artística pessoal e criando novas representações a partir da reflexão destas experiências.


Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 7ª e 8ª séries -Ed. Escala Educacional.