You are currently viewing ARTE – Arte Clássica

ARTE – Arte Clássica

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Artes Visuais a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Todo mundo já ouviu falar, mas definir o que é a arte clássica realmente é outra história. Em geral, podemos identificar suas origens e descrevê-las em poucas palavras, mas a verdade sobre essa forma de arte é que a arte clássica abrange todo um elenco de artistas ícones de estilos diferentes.


ARTE | 6ª SÉRIE | Eaja | | PROF.: EURIM PABLO

Arquivo pessoal do Profº Eurim Pablo


Clássico é o termo geralmente usado para se referir ao estilo dos períodos grego e romano antigos. No entanto, a arte clássica foi revivida ao longo dos anos na forma de arte renascentista, estilo barroco e neoclassicismo. No entanto, como todas as variações seguem os princípios do estilo clássico, elas continuam sendo exemplos de classicismo.

    Quanto a esses princípios, o consenso é que o classicismo se concentra amplamente em noções de elegância, harmonia e proporção. A arte clássica ocidental é baseada nas proporções e na perspectiva do corpo humano. Esses princípios regulam tudo; de pinturas, esculturas e arquitetura. Na prática, isso significava que os artistas da Grécia Antiga (sendo considerada a Grécia Antiga como o berço do estilo) procuravam capturar o ideal percebido da forma – e na arte isso se concentrava amplamente na forma humana e animal. As representações das pessoas eram geralmente inexpressivas, emocionalmente neutras e contemplativas, e sempre se privilegiava a composição sobre a cor (as esculturas servem como o exemplo mais claro).

Quem são os artistas que marcaram mais a época?

Como esse estilo se estende por séculos, há muitos artistas para escolher, mas alguns se destacam, sem dúvida, alguns dos artistas mais importantes são Leonardo da Vinci (do estilo renascentista); Caravaggio (do barroco) e Antonio Canova (do neoclassicismo). Especialistas em arte estão familiarizados com muitos desses nomes, e cada um deles ajudou a consolidar o estilo clássico em tempos e estilos distintos.

O ‘L’uomo Vitruviano’ de Da Vinci é um reflexo de seu interesse fanático por natureza humana e matemática.  A representação muito famosa das proporções ideais do corpo humano, tenta demonstrar como ele pode ser harmoniosamente inscrito nas duas figuras “perfeitas” do círculo, que representa o Céu, a perfeição divina e o quadrado, que simboliza a Terra. Caravaggio, conhecido por seus temas provocantes e estilo naturalista, ajudou a popularizar o drama do classicismo barroco. Trabalhos como “A crucificação de São Pedro” e “Davi com a cabeça de Golias” exemplificam o drama distinto pelo qual essa vertente do classicismo era conhecida. Enquanto ‘Paolina Borghese’, de Antonio Canova, já um escultor de destaque, ajudou a marcá-lo como um neoclassicista com um olho incomparável em elegância, detalhes e forma.


ATIVIDADE

Coloque no navegador de sua preferência as palavras VISITA ON-LINE MUSEU e faça visitas à vários museus para conhecer mais sobre a Arte Clássica.Anote no seu caderno quais os museus visitados, cidade e país.


Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0602) Investigar e analisar criticamente formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em âmbito local, regional, nacional e universal, refletindo sobre suas diferentes representações, exercitando a percepção e a capacidade de simbolizar e valorizando o repertório imagético nos diferentes contextos.


Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 5ª e 6ª séries -Ed. Escala Educacional.