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ARTE – A Dança em Goiás

Olá, estudante!
Assista a videoaula de Arte com a temática Dança a seguir, que está disponível juntamente com a proposta de atividade.


Nesta aula vamos aprender sobre a Dança em Goiás. Histórias, características e significados.


ARTE | 7ª SÉRIE | Eaja | PROF.: EURIM PABLO

Na aula de hoje vamos falar sobre a dança em Goiás, suas características e seus significados.

Vocês sabiam que nossas danças regionais são manifestações culturais que trazem muito da cultura indígena, africana e até da cultura de outros estados brasileiros? Vamos ver algumas delas.

Dança dos Tapuias


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https://cutt.ly/4Ri7IhA

Vou começar com a Dança dos Tapuias, isso mesmo Tapuias – essa dança é um legado indígena é uma encenação que em tempos mais remotos era ritual de catequese, mas que hoje é apenas uma dança. Ela é bem dramática, um folguedo (brincadeira, dança encenada) de inspiração dos índios da América, registrada aqui em Goiás e varia bastante de acordo com os locais e as tribos de onde foi assimilada. A vestimenta é composta de tanga, calção, cinta de penas e tacape. O acompanhamento musical fica a cargo de borés, maracás, flautas e assobios.


Congada


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Outra dança regional é a Congada – Ela é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes. A festa popular se originou no Brasil na metade do século XVII. Ela carrega elementos culturais africanos (principalmente do povo de Angola e Congo) e elementos da Igreja Católica trazidos pelos portugueses, ou seja, uma mistura das festas trazidas pelos negros com a religiosidade cristã na época colonial.


Dança do Tambor


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Agora apresento também a dança do Tambor – para dançar o Tambor, forma-se uma grande roda, em geral em um espaço aberto, com participantes e assistentes. Inicialmente não, mas hoje é considerada uma dança sagrada, pois foi a única que Nossa Senhora dançou, de acordo com o depoimento de um dos dançantes. Dizem que deve ser dançada com alegria, mas com respeito, pois é ela a dança que acompanha a Rainha até à igreja, nas festas do Rosário.


Pastorinhas


https://cutt.ly/JRoq63N

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Tem também as Pastorinhas –Trata-se de um bailado de cerca de três horas, com aproximadamente 40 integrantes, a maioria mulheres. Há o cordão azul e o vermelho, com 12 moças cada um. No meio fica Diana, personagem cuja roupa tem metade vermelho e metade azul. As pessoas cantam e dançam, é um bailado um pouco repetitivo e contínuo.


Catira


Arquivo pessoal Professor Eurim Pablo.

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E agora a que eu penso que seja a mais conhecida de vocês, a Catira – A dança é feita em duas fileiras, uma de frente para a outra, em que todos saltam, batem palmas e o pé no chão, marcando o ritmo. É dançada também em única fileira, de frente para o público.  A catira era dançada apenas por homens, mas hoje tem muitas mulheres catireiras. É uma dança com sapateado sincronizado e marcado por palmas, dançada ao som dos violeiros. É bem tradicional nas zonas rurais daqui do estado de Goiás.


Agora é hora de colocar em prática uma dança goiana, a catira, vamos dançar e cantar com a companhia Cultural Bola de Meia. Catira do passarinho de autoria de Celso Pan e Jacqueline Baumgratz.

Catira do Passarinho – Autoria: Celso Pan e Jacqueline Baumgratz
https://www.youtube.com/watch?v=vh8UCYdUSHs

E eu vou ficar por aqui, vou dançar aqui e quero ver você dançando aí hein!


ATIVIDADE

Pesquise mais sobre a dança em Goiás e a que mais te chamar a atenção pesquise sobre o assunto e descreva no seu caderno um parágrafo sobre essa dança.


Relembrando!

  • Dança em Goiás
  • Dança dos Tapuias
  • Congada
  • Dança do Tambor
  • Pastorinhas
  • Catira

Então pessoal, essa foi a nossa aula de hoje, até nosso próximo encontro e bom trabalho.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

(EAJAAR0732) Evidenciar e compreender como o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, constituem acervo da história de diferentes povos, lugares, sujeitos, sentidos e contextos.


Referências: Projeto Educação para o Século XXI Série LINK da Arte 7ª e 8ª séries -Ed. Escala Educacional.