You are currently viewing Art Decó em Goiânia

Art Decó em Goiânia

Olá! Você já ouviu falar em Art Decó? Palavra afrancesada que define o estilo arquitetônico dos primeiros edifícios do centro histórico de Goiânia, nossa capital. Vamos conhecer um pouco mais dessa bela arquitetura e a importância de sua preservação na formação de nossa identidade cultural?

Art Decó é um estilo artístico que surgiu na Europa nos anos 20 e influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores, entre outras áreas. Entre as suas características estão o uso de formas geométricas, ornamentos e design abstrato. No Brasil esse estilo ganhou relevância na primeira capital planejada do país: Goiânia. Sua arquitetura inicial foi toda pensada nesse estilo artístico. Os edifícios em Art Decó de nossa capital fazem parte do nosso patrimônio cultural, preservá-los é responsabilidade de todos, tanto do poder público quanto da sociedade.  Vamos conhecer mais um pouco sobre esses patrimônios.


ATIVIDADE 1

Reúna sua família, acesse o link e assista ao vídeo: Goiânia, Arte Decó.

“Goiânia, arte déco” – Canal: Mostra Goiás – Link: https://www.youtube.com/watch?v=sq1farvAwbM

ATIVIDADE 2

Acesse o site do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/361

No site, observe as imagens de edifícios públicos construídos em estilo Art Decó em Goiânia.

ATIVIDADE 3

Pesquise o significado das palavras patrimônio histórico, patrimônio cultural, patrimônio cultural material e patrimônio cultural imaterial.

ATIVIDADE 4

Agora que você conhece um pouco mais deste estilo arquitetônico, escreva uma carta a um jornal ou rádio da cidade pedindo que eles incentivem a preservação de algum edifício de Goiânia em estilo Art Decó.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
HistóriaCompreender  o  que  é  patrimônio  histórico-cultural,  material  e imaterial, e as razões pelas quais são reconhecidos. Reconhecer a importância da postura ética e consciente para a preservação do patrimônio histórico da comunidade.
Língua PortuguesaApontar a ideia central do texto. Planejar e produzir cartas endereçadas à mídia impressa ou digital com opiniões e críticas.

EAJA – Ética e Cidadania – 1º Segmento – 4ª Série