You are currently viewing Arte – Arranjo em música

Arte – Arranjo em música

Olá, nesta aula iremos estudar sobre o arranjo

Atividade 1

Esse é um elemento bastante importante da música, pois ele é o responsável pela construção da música como a conhecemos, ou como a ouvimos. O arranjo é o processo de reescrita da composição musical, ou seja, a música composta com voz e violão, por exemplo, é reescrita para que outros instrumentos musicais possam ser utilizados. Nesta Atividade iremos apresentar três aspectos que são explorados em um Arranjo: a Introdução, a Instrumentação e o Solo. A “Introdução” representa o início de uma música, ou seja, na música popular, é parte anterior ao canto. A “Instrumentação” por sua vez, é a parte onde o arranjador decide sobre quais os instrumentos musicais farão parte da composição. E por fim, veremos sobre o “Solo”, essa parte na música é onde geralmente um instrumento musical se destaca sobre os demais.

Exercício 1 – Ouça a canção “Stairway To Heaven”  de Led Zeppelin  e responda o exercício 3. 

Led Zeppelin – Stairway To Heaven (Official Audio) – Canal: Led Zeppelin
Link: https://www.youtube.com/watch?v=QkF3oxziUI4

Exercício 2 – Ao ouvir a canção “Stairway To Heaven”  de Led Zeppelin, quais instrumentos musicais você conseguiu perceber?

Exercício 3 – Quais instrumentos musicais aparecem na introdução, ou seja, no inicio da música antes do vocalista começar a cantar?

Exercício 4 – Você conseguiu perceber o momento do solo, ou seja, o momento em que algum instrumento musical se destaca em relação ao demais? (Se a resposta for positiva, qual instrumento musical, fez o Solo?)


Proponentes – Professores:Renato Borges
Instituição Educacional:E.M. Joaquim Câmara Filho
CRE:Jarbas Jayme

EAJA –Série: 8ª Série
Componente Curricular:Arte -Música                                                
EAJA:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EAJAAR0749) Reconhecer elementos, classificar e organizar as estruturas musicais dos diferentes gêneros e estilos.(EAJAAR0854) Identificar, Explicar e nomear/conceituar os elementos da linguagem musical: estilo, forma, motivo, dinâmica, textura, timbre, andamento etc.