You are currently viewing Área e perímetro no cotidiano

Área e perímetro no cotidiano

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 19/10, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

Nessa atividades conversaremos sobre duas medidas distintas que são muito na utilizadas no nosso dia-a-dia: área e perímetro, principalmente na construção civil. Você já ouviu falar dessas medidas? Sabe a diferença entre as duas e onde são utilizadas?

Vamos relembrar o que são área e perímetro, seus conceitos e alguns exemplos.




Relembrou o que é perímetro? Agora vamos relembrar o que é área:



Bem!! Já que você relembrou os conceitos de perímetro e área. Vamos ver um exemplo de como a medida de área está presente na nossa vida e pode contribuir para a minimizar gastos desnecessários ou até mesmo, evitar dores de cabeça. 

A medida de área é muito utilizada na construção civil.  Assista ao vídeo que mostra uma dessas utilização:

“Como Calcular Quantidade de Piso Para Comprar Cerâmico ou Porcelanato (Método Rápido)” – Canal: Teste Design” – Link: https://www.youtube.com/watch?v=PkxxC9qeQsw

Para aprofundar um pouco mais nesse assunto, assista ao vídeo do professor Hélio que   mostra como calcular a quantidade de piso necessário para colocar em uma casa e o valor que será investido, de acordo com a planta de uma casa.

“#2 Medida de Área na Construção Civil” – Canal: Prof Me Hélio Roberto da Rocha – Link: https://www.youtube.com/watch?v=fK5BQE4R9jk&feature=youtu.be

ATIVIDADE:

Considere um lote, de 25 m de frente e de fundos e 30 m de cada lateral, que será todo cercado de arame liso e terá grama plantada em todo seu terreno interior. Determine:

  1. Quantos metros de tela serão necessários para cercar todo lote?
  2. Quantos metros quadrados de grama serão necessários para plantar no lote?
  3. Qual será o valor investido para ter o lote cercado e com grama plantada, considerando o valor de R$ 6,00 (metro) do arame liso e R$ 5,50 (metro quadrado) da grama.

Assista a íntegra do programa veiculado na TV:


COMPONENTEOBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO
Matemática(EAJAMA0505) Interpretar, resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculos com números naturais, com compreensão dos processos neles envolvidos.
(EAJAMA0532) Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas.
(EAJAMA0537) Compreender, descrever e desenhar plantas baixas simples de residências e vistas aéreas.

EAJA – Educação Financeira e Empreendedorismo –  5ª série