You are currently viewing Aprendendo a usar o Google Tradutor

Aprendendo a usar o Google Tradutor

Com o processo de globalização, a língua inglesa está por toda parte! Onde a gente menos espera, aparece uma palavra escrita em inglês: no supermercado, “shopping’, no celular, na tv…  Você já se deparou com uma situação em que você está lendo alguma coisa e aparece uma palavra em inglês que você não sabe o que significa? E nessas horas, não tem nenhum dicionário bilingue por perto. Nesta atividade você vai acessar o Google Tradutor e transcrever palavras ou pequenos textos, no idioma português para o idioma que você quiser aprender. Depois da transcrição, por meio da ferramenta de áudio, você poderá ouvir o que foi transcrito. Vamos lá?


Atividade 1

1 – Vamos conhecer o Google Tradutor? Entre no link abaixo.

Link: https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR


Atividade 2

Agora que você está na página, siga os passos para usar o tradutor: 

  1. você precisa escolher o idioma inicial e o final, clicando nos ícones conforme a imagem:
  1. Digite no primeiro espaço palavras ou mensagens que você quer traduzir. Pode ser do inglês para o português, no caso de palavras, ou pequenos textos, que você quer saber o significado. Pode ser também do português para o inglês! Ou outros idiomas, você pode escolher.
  2. Já pensou como ficaria as mensagens que você escreveu para seus amigos ou amigas em inglês? É só você digitar a mensagem no tradutor em português e automaticamente ela será traduzida para o inglês! 
  3. Pronto! Depois da tradução, você pode ouvir a pronuncia das palavras em inglês. É só clicar no ícone representado por um alto falante, conforme a figura abaixo. 
  4. Ah, e você pode falar palavras em inglês, para testar sua pronúncia também, clicando no microfone! Boa diversão!

Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Língua InglesaReconhecer e usar os cumprimentos e as expressões formais e informais no cotidiano, relacionando a linguagem verbal à linguagem não verbal.


EAJA – 2° Segmento 5ª a 6ª séries – Experiências e Curiosidades