You are currently viewing Água: Necessidade X Consumo
2014.04.16 - Porto Alegre/RS/Brasil - Torneira aberta. Rua. Chão. Foto: Ramiro Furquim/Sul21.com.br

Água: Necessidade X Consumo

Olá! Você sabe qual é a importância da água para a nossa vida? Ela está presente em cada célula do corpo humano e é necessária para a produção de alimentos e outros tipos de bem de consumo. Por isso devemos preservar a água. Você gasta água de forma consciente?


É muito importante saber consumir a água adequadamente! Uma torneira que goteja a cada segundo, por exemplo, pode vazar três mil litros em um ano. Um banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Uma mangueira aberta pelo mesmo tempo pode desperdiçar até 280 litros.


Observe a imagem abaixo no link abaixo:

“Torneira” – Crédito: 3345408 – Link: https://pixabay.com/pt/photos/torneira-fonte-dispensador-de-%C3%A1gua-1684902/

Qual a reflexão que ela provoca em você? Ou seja, o que você pensa ao ver essa imagem?


Parte da população de Goiânia, ainda não se conscientizou sobre as consequências do desperdício de água. Acesse o link abaixo e assista a reportagem.

Link: http://g1.globo.com/goias/jatv-1edicao/videos/t/edicoes/v/telespectador-denuncia-desperdicio-de-agua-na-lavagem-de-calcadas-em-goiania/6902686/

Ao observar a imagem e assistir a reportagem, é impossível não refletir sobre a questão do desperdício e da valorização da água que chega até a nossa casa? Como é o seu consumo de água?


Converse com seus familiares e veja como você pode melhorar o uso da água na sua casa, de forma ainda mais consciente. Registre suas ideias em seu caderno ou gravando um áudio no celular. Se puder envie para seus grupos de relacionamento. Faça a sua parte, economize cada gota!


ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Geografia– Conhecer noções básicas de educação ambiental, a partir da observação e descrição das características de seus lugares de vivência relacionadas aos fenômenos da natureza.