You are currently viewing Agricultura Familiar
Brasilia 09-09-2004 - ESPECIAL AGRONEGOCIOS - Agricultor Francisco Brito que recebeu emprestimo para poder plantar atraves do PRONAF , Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, em seu sitio no Nucleo Rural Taquara , no estado do Goias . Foto : Roberto castro.

Agricultura Familiar

Fonte: Youtube, “Agricultura familiar – EAJA – Ética e Cidadania – 3ª Série” do canal Portal Conexão Escola

A maioria da população que vive nas grandes cidades brasileiras veio da zona rural, ou teve familiares que vieram do campo. Embora, nas últimas décadas, a maior parte da população brasileira esteja concentrada nas zonas urbanas, desenvolvendo atividades na área industrial, comercial ou de serviços, essa população depende muito da produção agrícola que gera alimentos para abastecer a todos. Vamos conhecer um pouco mais sobre Agricultura Familiar e a integração entre a vida urbana e a vida na zona rural?

Clique no link abaixo e leia a matéria:

https://www.fenata.com.br/site/index.php/noticias-gerais/596-agricultura-familiar-do-brasil-e-8-maior-produtora-de-alimentos-do-mundo

Fonte da imagem: Agricultura familiar do Brasil é 8ª maior produtora de alimentos do mundo! – FENATA –

Atividade 1

Acesse o link abaixo e assista ao vídeo sobre a Agricultura Familiar. Convide a sua família para assistir com você:

“Agricultura familiar” – IBGE – Link: https://www.youtube.com/watch?v=0bL-DPSMhPw

Atividade 2

Reflita:

  • Você já parou para pensar de onde vem a maior parte dos alimentos que todos os dias são colocados sobre a nossa mesa?

Atividade 3

O vídeo mostra a Agricultura Familiar. Escreva, em seu caderno, o que é a Agricultura Familiar. Se for necessário, pesquise no dicionário.


Atividade 4

Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelos agricultores familiares no Brasil, atualmente?


Atividade 5

Agora, escreva uma carta ao prefeito da sua cidade expondo as dificuldades que os pequenos agricultores da sua região têm enfrentado.
Para ajudar na sua produção, você pode consultar duas fontes:
⦁ Alguém que pratica ou praticou a agricultura familiar;
⦁ Fazer uma pesquisa, na internet, sobre o tema.


Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
História(EAJAHI0314) Comparar os modos de vida da cidade e do campo no presente com os do passado, identificando as diferentes construções indenitária.
Língua Portuguesa(EAJALP0318) Planejar e produzir textos dos gêneros pertencentes ao campo da vida cotidiana.
(EAJALP0352) Analisar o aspecto dialógico do gênero carta.