You are currently viewing Agricultura e o uso do solo

Agricultura e o uso do solo

A atividade abordará a importância da agricultura para a sociedade.

Trator no campo – agricultura

A agricultura teve início quando o homem deixou de ser nômade. Mas o que é ser nômade? É quando o ser humano não tem habitação fixa, vive permanentemente mudando.
Quando o ser humano deixou de ser nômade e passou a ser sedentário, ou seja, se fixou em um determinado lugar, ele começou a cultivar o solo para adquirir seu próprio alimento. Essa é uma atividade milenar utilizada para adquirir alimentos e matéria-prima que será utilizada em produtos industrializados. Para compreender melhor esse assunto, assista a videoaula do professor Rocha, do Canal Mais Geo.

“Mais Geo – O Surgimento da Agricultura” no canal Mais Geo, no site YouTube

Agora responda as atividades:


ATIVIDADE 1

Questão 1

Explique o que você entendeu sobre o desenvolvimento da agricultura:

Questão 2

Converse com seus familiares e amigos, e pergunte para eles o que eles entendem por agricultura. Em seguida, transcreva para o caderno as respostas obtidas.


Entender como ocorreu o desenvolvimento da agricultura é essencial para compreender o avanço da sociedade. Você  já se perguntou o quanto o solo pode ser importante para a agricultura?

O solo é um dos poucos recursos naturais renováveis, com isso é possível afirmar que o solo é a principal matéria-prima da agricultura, pois ele é um dos principais elementos que dá condições de germinação aos vegetais, no entanto sofre uma série de impactos na prática agrícola.

Agora avance para a atividade 2.
Vamos compreender um pouco mais sobre a relação entre os solos e a produção agrícola.

ATIVIDADE 2

Clique no título: “Solo e Produção Agrícola” e leia o texto.

A partir do que você acabou de ler, responda a questão a seguir:

Questão 1

Explique como a agricultura pode afetar o solo?


Os Tipos de Solo variam em termos de textura e particularidades que possui. O solo é constituído em parte por finas partículas de rochas e minerais, que se agrupam de acordo com o tamanho, exemplo: areia, argila e silte.
O solo é muito importante para a região a qual está inserido, isso porque é a partir dele que se define uma série de fatores a respeito do lugar, como: se é forte em agricultura, qual o tipo de flora que possui, dentre outros importantes aspectos naturais.

Agora avance para a atividade 3.
Vamos compreender um pouco mais sobre os tipos de solos e como cada tipo pode afetar a produção agrícola.

ATIVIDADE 3

Clique no título: “Tipos de solos” e leia o texto.

Questão 1

Observe o solo onde você mora, é possível identificar suas características? Se for possível, escreva-as em seu caderno.

Questão 2

Você tem alguma planta em vaso, canteiro, ou uma horta? Se sim descreva como você cuida dessas plantas. Se não, converse com familiares e amigos e busque informações sobre como cuidar de uma horta. 


Saiba Mais:“Trajetória da agricultura brasileira” no site da Embrapa. Link: https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira 

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAGE0215) Compreender a importância dos solos e os impactos ambientais decorrentes dos seus diversos usos.
(EAJACI0325) Relacionar os diferentes usos do solo e reconhecer sua importância para a agricultura e para a vida. 
(EAJACI0307) Observar a importância da cobertura vegetal para a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Componente Curricular:Geografia/Ciências Naturais

Em breve: Assista ao programa Conexão Escola com os professores Jefferson Acevedo e Tetê Ribeiro, veiculado pela TV UFG e TV SAGRES. Temática dessa semana: Solo e agricultura (Bloco 1):