You are currently viewing Agora estou disfarçado!

Agora estou disfarçado!

Um dia de campo: É bicho de pau?
Site: Blog Um dia de campo.
Fonte: http://umdiadecampo.blogspot.com/2012/01/e-bicho-ou-pau.html

Olá!

Você gosta de carnaval?

Já usou fantasias que chegou a ficar irreconhecível ou passou desapercebido?

Alguns animais gostam de passar despercebidos em momentos difíceis ou quando querem capturar sua presa, quando a fome aperta!

Essa capacidade se chama camuflagem, camu… o quê?!!

Ca-mu-fla-gem, isso mesmo!

Essa é uma estratégia dos animais que conseguem ficar tão parecidos com o ambiente em que estão, que é como se estivessem escondidos! Isso serve para se protegerem dos predadores e também para obter seu alimento com mais facilidade.

Vamos ver mais sobre essa incrível habilidade?

Alguns animais têm a habilidade de se tornarem quase invisíveis, quando assumem formas específicas ou as cores do ambiente onde estão, para passarem despercebidos. Um exemplo clássico de camuflagem é o Bicho-Pau. Ele se assemelha a um galho de árvore seco, na forma e na cor. Estando no meio dos galhos, os predadores nem percebem sua existência. Gostou desse assunto? Vamos saber um pouco mais sobre isso?!


Atividade 1

Acesse o link e assista ao vídeo: “Teste: encontre os animais camuflados na natureza”

https://www.youtube.com/watch?v=rwA6GJeUQok
TESTE: ENCONTRE OS ANIMAIS CAMUFLADOS NA NATUREZA!!
Canal: Top Quiz
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rwA6GJeUQok

Atividade 2

A camuflagem é também uma adaptação ao meio ambiente e contribui para a preservação das espécies. Os animais mais frágeis, que não conseguem fugir ou se esconder de seus predadores, correm o risco de ser facilmente devorados e podem até ser extintos.

Faça uma pesquisa sobre os animais que usam a camuflagem para a sua sobrevivência e a importância da camuflagem.


Atividade 3

A partir da pesquisa que você fez, escolha três animais que usam o recurso da camuflagem. Anote o nome de cada animal, o tipo de ambiente onde vive, do que ele se alimenta e quais são os seus principais predadores.


ComponenteObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências (Educação Ambiental)(EAJACI0315) Identificar características dos animais, relacionando-as ao seu modo de vida, hábito alimentar e locomoção.