Olá!
Você gosta de carnaval?
Já usou fantasias que chegou a ficar irreconhecível ou passou desapercebido?
Alguns animais gostam de passar despercebidos em momentos difíceis ou quando querem capturar sua presa, quando a fome aperta!
Essa capacidade se chama camuflagem, camu… o quê?!!
Ca-mu-fla-gem, isso mesmo!
Essa é uma estratégia dos animais que conseguem ficar tão parecidos com o ambiente em que estão, que é como se estivessem escondidos! Isso serve para se protegerem dos predadores e também para obter seu alimento com mais facilidade.
Vamos ver mais sobre essa incrível habilidade?
Alguns animais têm a habilidade de se tornarem quase invisíveis, quando assumem formas específicas ou as cores do ambiente onde estão, para passarem despercebidos. Um exemplo clássico de camuflagem é o Bicho-Pau. Ele se assemelha a um galho de árvore seco, na forma e na cor. Estando no meio dos galhos, os predadores nem percebem sua existência. Gostou desse assunto? Vamos saber um pouco mais sobre isso?!
Atividade 1
Acesse o link e assista ao vídeo: “Teste: encontre os animais camuflados na natureza”
Atividade 2
A camuflagem é também uma adaptação ao meio ambiente e contribui para a preservação das espécies. Os animais mais frágeis, que não conseguem fugir ou se esconder de seus predadores, correm o risco de ser facilmente devorados e podem até ser extintos.
Faça uma pesquisa sobre os animais que usam a camuflagem para a sua sobrevivência e a importância da camuflagem.
Atividade 3
A partir da pesquisa que você fez, escolha três animais que usam o recurso da camuflagem. Anote o nome de cada animal, o tipo de ambiente onde vive, do que ele se alimenta e quais são os seus principais predadores.
Componente | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Ciências (Educação Ambiental) | (EAJACI0315) Identificar características dos animais, relacionando-as ao seu modo de vida, hábito alimentar e locomoção. |