You are currently viewing ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS COM VÍRGULA

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS COM VÍRGULA

Olá, estudante! Esta aula foi veiculada na TV no dia 07/12, segunda-feira, contemplando o eixo Educação Financeira e Empreendedorismo. No Portal Conexão Escola, ela está apresentada em uma forma de atividade, mas você pode assistir à videoaula quando desejar, acessando o link na parte inferior da tela. Aproveite, assista e compartilhe! Vamos lá?

OLÁ PESSOAL! COMO VOCÊS ESTÃO?

SE CUIDANDO? SE PROTEGENDO? É ISSO AÍ!! NOSSA VIDA É NOSSO BEM MAIS PRECIOSO!

Hoje vamos assistir a aula do professor Daniel Pereira que apresenta explicações claras e simples acerca das operações de adição e subtração de números racionais na forma decimal.

“Como Resolver Adição e Subtração de Números com Vírgula” ” Canal: Prof. Daniel Pereira – Link:   https://www.youtube.com/watch?v=qefKaQVO4KQ

Agora vamos relembrar alguns pontos importantes sobre a composição, a decomposição e a representação dos números racionais na forma decimal.

Eles são representados pela vírgula, que separa os inteiros dos decimais.

Os décimos representam o inteiro dividido em 10 partes

Os centésimos representam o inteiro dividido em 100 partes

E os milésimos representam o inteiro dividido em 1000 partes

Outra questão importante a ser relembrada é sobre o valor posicionnal dos algarismos

1 CENTENA EQUIVALE A 10 DEZENAS,

1 DEZENA   EQUIVALE A   10 UNIDADES,

1 DÉCIMO EQUIVALE A   10 CENTÉSIMOS

1 CENTÉSIMO   EQUIVALE A   10 MILÉSIMOS

Na aula o professor Daniel subtraiu 86,15 de 100.

Ao subtrair ele desagrupou das ordens superiores para que fosse possível retirar.

Vejamos…

Como o número 100, 00 possui unidades agrupadas apenas nas centenas, o professor Daniel então decompôs uma centena em 10 dezenas, ficando com 9 centenas agrupadas,

Em seguida ele decompôs uma dezena em 10 unidades, ficando 9 dezenas agrupadas,

Posteriormente uma dezenas em 10 unidades, ficando com 9 dezenas agrupadas.

A partir desse momentos uma das unidades foi dividida em 10 partes, ficando com 9 unidades,

E desagrupou um décimo em 10 centésimos, ficando com 9 décimos e 10 centésimos

Assim foi possível fazer a operação utilizando o algoritmo usual, que é utilizado por várias pessoas.

ComponenteObjetivo de aprendizagem e desenvolvimento
MATEMÁTICA(EAJAMA0408) Resolver situações-problema de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita.

EAJA –  Educação Financeira e Empreendedorismo 4ª série

Assista o vídeo abaixo e tenha acesso ao conteúdo completo dessa atividade: